Desde que assumiu a gestão da Rodoviária do Plano Piloto, em junho, a Concessionária Catedral fez uma série de mudanças no espaço em que circulam mais de 700 mil passageiros diariamente. Entre as ações feitas, a última atualização incluiu a instalação de um climatizador com umidificador de ar para amenizar calor e reforçar o bem-estar dos usuários. Entre as mudanças que o local recebeu, uma delas foi a instalação de bebedouros públicos com água gelada e gratuita em ponto estratégico do terminal para garantir hidratação e bem-estar do que por ali passam. O JBr conversou com os usuários de transporte público na rodoviária para saber o que acharam das atualizações.
Nesses cinco meses em que a concessionária assumiu a administração do espaço instalou cerca de 50 telas digitais com informações em tempo real de horários e trajetos dos ônibus, notícias locais, campanhas de utilidade pública e conteúdos publicitários. Mas as mudanças no local só começaram: foi realizada a implantação do novo Centro de Controle Operacional (CCO), com câmeras e reconhecimento facial; a contratação de fiscais de plataforma identificados com coletes, que orientam passageiros e auxiliam pessoas com dificuldade de locomoção; também estão sendo feitas a atualização do funcionamento das 12 escadas rolantes com manutenção preventiva permanente, a reforma dos elevadores e a modernização em andamento.
Para a melhoria da vida dos usuários do transporte público que passam pelo terminal, foi iniciada a instalação de climatizadores com umidificador de ar para aliviar a sensação térmica e proporcionar mais conforto aos usuários nos dias de calor intenso. Segundo a concessionária, a iniciativa faz parte das ações de cuidado e acolhimento ao público.
Outra atuação em prol dos passageiros, foram os bebedouros públicos com água gelada e gratuita, colocados em um ponto estratégico do terminal para garantir a hidratação de quem circula por ali. O compromisso da gestão é com o conforto e a segurança das pessoas, segundo Enrico Capecci, diretor da Concessionária Catedral. “Pequenas ações como essas fazem toda diferença no dia a dia de quem passa pela rodoviária, principalmente em períodos de calor intenso. Cuidar das pessoas também é uma forma de revitalizar o espaço público”, destacou.
A empresa responsável pelo terminal também apontou que foram feitos reforços na limpeza, zeladoria e segurança do espaço, além da implantação de seguro contra sinistros e monitoramento por câmeras nos estacionamentos, que foram modernizados, com seguro veicular incluído e rotatividade nas vagas.
Projetos mais focados na experiência humanizada também foram pensados pela nova gestão, que criou o “Cantinho do Desabafo”, em parceria com o Projeto HELP, oferecendo acolhimento emocional gratuito, e mantém ações diárias de limpeza intensiva e obras estruturais nas calçadas e áreas externas. Além disso, foi criada também a primeira sala multisensorial da Rodoviária, voltada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Em poucos meses, a rodoviária já é outra: mais limpa, segura, acolhedora e organizada. Seguimos com um plano de melhorias contínuas, com atenção tanto à infraestrutura quanto às pessoas que fazem parte da rotina do terminal”, ressaltou o diretor.
Também houve uma intensificação da zeladoria, com lavagem de piso, teto, paredes e manutenção constante dos banheiros. Outra mudança foi focada no relacionamento direto com os lojistas, com proposta de padronização das lojas, apoio técnico e incentivo à ampliação dos horários de funcionamento. A empresa que gere o terminal também destacou que projetos para novos terminais do BRT estão em análise junto aos órgãos de patrimônio do DF.
A empresa tem contrato de concessão com um prazo de 20 anos que prevê investimentos de aproximadamente R$ 120 milhões, implementados de forma gradual e planejada. De acordo com a Concessionária, as mudanças estão em curso e começam a transformar uma realidade que se arrastava por décadas.
Observações dos passageiros

crédito Amanda Karolyne
A recepcionista Mardja Castro, 45 anos, trabalha perto do terminal e sempre o utiliza para se locomover de casa para o trabalho e vice-versa. “Eu pego o metrô e quando eu passo, sempre vejo a movimentação e acredito que mudaram muito as coisas na Rodoviária”, disse. Essa mudança veio para melhor, segundo ela, o acesso melhorou muito. “Sempre tinha muitos camelôs impedindo a passagem”, destacou. Mardja acredita que é visível o quanto o local está mais limpo, inclusive os banheiros. “Eu já utilizei o banheiro depois da mudança de gestão e realmente está melhor. Não foi algo só de falar, teve muita mudança mesmo”, finalizou.

crédito Amanda Karolyne
Thomas Ferreira, 37 anos, é cuidador social e semanalmente passa pela rodoviária para pegar um ônibus. Bem familiarizado com o espaço, ele achou que a melhora foi significativa nesses cinco meses de atuação da Concessionária Catedral. “A gente vê a rodovia mais limpa, as escadas rolantes e o elevador funcionando. Tem placas, tem avisos”, citou. Ele também pontuou que têm funcionários espalhados pelas áreas do terminal que podem guiar as pessoas e indicar onde está o ônibus certo. “Eu acho que tem que melhorar só a questão dos horários. Tem dia que o ônibus passa, tem dia que não passa dentro do horário”, sugeriu.

crédito Amanda Karolyne
Ana Paula do Nascimento Gaspar, 52 anos, técnica secretariada, diariamente passa pela Rodoviária do Plano Piloto e para ela, com toda certeza deu para perceber a mudança no local. “Melhorou bastante, porque antigamente a gente passava pelo terminal e mal conseguia andar porque tinha uns ambulantes espalhados vendendo produtos”, explicou. Para ela, os horários dos ônibus estão bem mais organizados e a circulação das pessoas melhorou significativamente. “Melhorou 100%. Por mim, só precisa organizar direitinho os boxes dos ônibus. Porque tem um box só para vários e às vezes você está numa fila e tem que correr para o outro lado, eu acho que isso tem que melhorar”, completou.

crédito : Amanda Karolyne
A estudante Giovanna Rafaele, de 15 anos, costuma frequentar a Rodoviária algumas vezes. Para ela, foram poucas as mudanças no espaço até agora. “Tem muita melhoria para ser feita no terminal ainda”, salientou. Ela considera que as melhorias precisam ser feitas focando nas pessoas com deficiência, pessoas que usam cadeiras de roda e que precisam usar as escadas rolantes. “Mas eu percebi que melhoraram muito a parte da estrutura, como por exemplo o chão que está mais arrumado. Acredito que foi uma mudança pequena e tem que melhorar muito mais”, disse.