Programas de Segurança Pública fortalecem a inteligência e a atuação integrada no DF

Após 14 meses de trabalho, a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) concluiu um estudo inédito sobre as infraestruturas críticas do território brasiliense. O levantamento contou com o apoio de instituições públicas e privadas, tanto do âmbito federal quanto distrital, e tem como objetivo fortalecer o monitoramento e a proteção de estruturas essenciais para o funcionamento do Distrito Federal.

O mapeamento adota metodologia alinhada ao Decreto Federal nº 9.573/2018, que institui a Política Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas. O relatório técnico produzido subsidiará ações de proteção e monitoramento, podendo complementar iniciativas já existentes.

O trabalho envolveu 25 reuniões técnicas com representantes de setores estratégicos essenciais ao funcionamento da capital federal. A iniciativa ganhou relevância especial diante do cenário nacional em que há a intensificação das ações de organizações criminosas, que têm empregado táticas cada vez mais sofisticadas, incluindo o fenômeno conhecido como “domínio de cidades”.

A presença da Penitenciária Federal de Brasília (PFBRA) na capital federal, que abriga lideranças de organizações criminosas de alcance nacional, tornou o Distrito Federal um ponto de atenção estratégica. Episódios recentes em outros estados demonstraram que infraestruturas críticas podem ser alvo de ações coordenadas, incluindo tentativas de arrebatamento de presos de alta periculosidade.

As inteligências das principais forças de segurança do DF participaram ativamente: Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), além da própria SSP. Órgãos federais e concessionárias de serviços públicos também contribuíram com informações técnicas essenciais.

Com informações da Agência Brasília

Fonte Original

Matéria Anterior

Aprovado projeto que altera regras de uso e ocupação do solo no Guará

Próxima Matéria

Visita técnica define últimos detalhes para a reabertura do Autódromo de Brasília

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share