Comissão de Assuntos Sociais aprova criação do Conselho Distrital LGBTI+

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 1962/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Distrital de Proteção e Promoção de Direitos das Pessoas LGBTI+ (CDLGBTI+).

O conselho será um órgão colegiado permanente, de caráter consultivo, vinculado ao órgão gestor da Política de Promoção de Direitos Humanos do DF. Seu objetivo é garantir o pleno exercício da cidadania para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis, intersexuais e demais dissidências de gênero e sexualidade, além de propor políticas públicas, encaminhar denúncias de LGBTfobia e elaborar o Plano Distrital LGBTI+.

O parecer ao projeto, relatado pelo deputado Max Maciel (Psol), destacou que a criação do CDLGBTI+ atende a uma demanda histórica da comunidade e representa um marco institucional para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+.

Segundo o parlamentar, “o projeto de lei é fruto de reivindicação antiga da comunidade e materializa a necessidade do Estado em assumir compromisso com a pauta LGBTQIA+ e ter ações concretas que pensem políticas diretas e transversais para a população do Distrito Federal”.
 

O deputado Max Maciel foi o relator da proposta na CAS

A proposta prevê composição paritária, com 20 conselheiros — metade do poder público e metade da sociedade civil —, além de membros colaboradores de órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, ONU Brasil e OAB-DF. Os conselheiros não serão remunerados, e a Secretaria de Justiça e Cidadania informou que não haverá impacto orçamentário para a implementação do órgão.

A proposta contou com votos favoráveis dos deputados Rogério Morro da Cruz (PRD), Dayse Amarilio (PSD) e do relator, deputado Max Maciel. O projeto segue agora para análise em outras comissões temáticas antes de ser votado pelo plenário da Câmara Legislativa. A íntegra da reunião da CAS pode ser assistida pelo YouTube da CLDF. 
 

 

 

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Presidente do Flamengo recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Próxima Matéria

Acesso à Escola Classe Natureza, no Paranoá, é preparado para receber asfalto

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share