UBS 1 do Riacho Fundo é reinaugurada com espaços mais acolhedores

Com a entrega das reformas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo voltou a funcionar totalmente renovada e com mais capacidade para atender a população. A maior unidade da região passou por uma modernização ampla, que incluiu reparos estruturais no telhado, piso e sistemas hidráulico e elétrico. Também houve troca de revestimentos e pintura geral. O investimento, que ficou próximo de R$ 1 milhão, garantiu um ambiente mais confortável, seguro e adequado para servidores e usuários, reforçando a rede de atenção primária no Distrito Federal.

O espaço foi readequado e ampliado com mais quatro consultórios, totalizando 25 salas disponíveis para o atendimento da população. As mudanças incluíram sistema de climatização, com aparelhos de ar-condicionado distribuídos por toda a unidade. “São consultórios médicos, de enfermagem, salas de acolhimento, medicação e curativos”, enumera o gerente da unidade, Suderlan Sabino Leandro. 

As reformas começaram em 2024, mas o atendimento da UBS continuou, sendo realocado para locais como a Casa do Idoso, o Terminal Rodoviário da região e outras unidades de saúde. Ao todo, a UBS 1 possui mais de 30 mil pessoas cadastradas. Os serviços oferecidos incluem atendimento médico, pré-natal e controle de hipertensão e diabetes, além de vacinação e exames laboratoriais.

O diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Centro-Sul, Luis Henrique Mota, elogia o esforço dos servidores durante o período de realocação dos atendimentos: “Foi uma resiliência absurda. Os servidores entenderam que não podiam parar, porque sem o nosso serviço, a população ficaria desassistida. Mexemos em tudo, do chão ao telhado. Foi um marco”.

O coordenador de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde (SES-DF), Afonso Abreu, lembra que um bom ambiente faz também parte da oferta de saúde de qualidade à população. “Quando pensamos nos pilares do SUS [Sistema Único de Saúde], a ambiência e a estrutura são necessidades da atenção primária, cujos maiores representantes são as UBS”, pontua.

Com informações da Agência Brasília

Fonte Original

Matéria Anterior

UPAs do Distrito Federal são modernizadas com obras estruturais

Próxima Matéria

Alteração no Orçamento do DF destina R$ 500 mil a iniciativas de proteção animal

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share