Projeto do Cras Paranoá é destaque no maior evento nacional da assistência social

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Paranoá terá seu projeto apresentado como referência na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece neste sábado (6) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Trata-se do jogo educativo “Tem Condição?”, desenvolvido para orientar famílias sobre o cumprimento das condicionalidades do programa Bolsa Família, garantindo acesso às políticas públicas de Saúde, Educação e Assistência Social.

Gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), o Cras Paranoá realiza oficinas com o jogo desde o ano passado com famílias que correm risco de ter o benefício suspenso por não cumprirem as condicionalidades exigidas. Entre essas exigências estão a frequência escolar de crianças e adolescentes, cumprimento do calendário de vacinação, acompanhamento do estado nutricional de gestantes e atualização dos dados no Cadastro Único.

A gerente do Cras Paranoá, Irvana Teixeira, explica que a dinâmica consiste em perguntas e respostas sobre as condicionalidades do Bolsa Família. “A cada dois meses, recebemos uma listagem das famílias nessa situação e as convidamos a participar do jogo. É uma forma lúdica para que conheçam essas condicionalidades e entendam a importância de cumpri-las”, disse.

Além de informar, o jogo permite que a equipe identifique quais condicionalidades não estão sendo cumpridas e oriente os beneficiários sobre como regularizar sua situação. “O jogo faz com que as famílias compreendam a necessidade de cumprir essas medidas e aponta onde o Estado deve atuar para garantir a efetividade da política”, complementou Irvana Teixeira.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou a inovação e relevância da iniciativa. “Muitos dos desafios do Estado estão relacionados à forma de acesso às políticas públicas e à comunicação com o cidadão. Esse projeto contribui para o cumprimento das condicionalidades porque atinge a mente e também o coração das pessoas. Ele informa de forma lúdica e divertida”, afirmou.

Conferência Nacional de Assistência Social

A Conferência Nacional de Assistência Social é um espaço estratégico de avaliação e proposição de diretrizes para o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e de fortalecimento da participação social. A 14ª edição do evento terá como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência” e deve reunir mais de três mil participantes de todo o país, incluindo gestores, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil. A conferência ocorre entre os dias 6 e 9 de dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Com informações da Sedes-DF

Fonte Original

Matéria Anterior

Encontro celebra as 32 medalhas conquistadas nas Paralimpíadas Escolares 2025

Próxima Matéria

Mutirão intensifica limpeza em Ceilândia e remove mais de 200 toneladas de lixo para combater focos da dengue

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share