Solenidade celebra três anos da RA de Água Quente

A Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu, na manhã desta quinta-feira (11), sessão solene para celebrar os 3 anos da região administrativa de Água Quente. Iniciativa do deputado Jorge Vianna (PSD), a cerimônia aconteceu no Centro Educacional (CED) Myriam Ervilha, localizado na região administrativa, e reuniu autoridades, educadores e moradores. Durante o evento, estudantes da unidade escolar apresentaram números artísticos em homenagem à cidade.

Situada na divisa com Goiás e, anteriormente, considerada parte do Recanto das Emas, Água Quente foi oficializada como região administrativa do Distrito Federal pela Lei 7.191, em 21 de dezembro de 2022. No discurso de abertura da solenidade, Vianna destacou a importância da criação da RA para aproximar o governo da população e garantir investimentos em infraestrutura, educação, saúde e segurança pública. Apesar dos avanços, o distrital lembrou que a cidade ainda enfrenta desafios urbanos e sociais.

“A partir da criação da RA, a gestão local ficou mais ágil, a rotina ficou mais simples e as demandas passaram a ser tratadas por quem conhece a região, caminha por suas ruas e vive seus desafios”, ressaltou Vianna. “Água Quente tem demandas urgentes. A infraestrutura da cidade ainda está em fase de consolidação, muitas ruas ainda precisam de pavimentação, a drenagem é limitada e a rede de esgoto exige expansão”, salientou.

 

Avanços

Presente na solenidade, Mariana Ayres da Fonseca Neta, coordenadora da Regional de Ensino do Recanto das Emas, destacou avanços educacionais na região administrativa, como a inauguração da Escola Classe Água Quente e da Creche Rouxinol, que atende 155 crianças locais e de áreas próximas, como Santo Antônio.

“Ao longo desses 3 anos, nós tivemos a inauguração de mais uma escola na região. Com isso, garantimos melhor atendimento das crianças da comunidade. Tivemos, este ano, a gestão compartilhada no CED Myriam Ervilha que garantiu mais segurança para a comunidade escolar e também a tão sonhada Rouxinol”, relatou a coordenadora.

Bárbara Barroso, presidente da Casa Criativa — organização social que atua em Água Quente com programas voltados para apoio comunitário —, relembrou o início do projeto de doação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade na região e celebrou sua expansão.

“Há dois anos conhecendo a realidade da cidade, nós resolvemos que Água Quente era uma cidade que merecia o nosso trabalho. Chegamos aqui humildemente na intenção de doar verduras, que era o projeto que a gente tinha condições de trazer naquele momento”, contou Bárbara Barroso. “Hoje, posso dizer que a gente atende quase 300 famílias nessa cidade”, enfatizou.

O tenente-coronel Giuvany Paquito Menegassi, do 27º Batalhão da Polícia Militar do Recanto das Emas, também apontou os avanços na área de segurança pública na RA entre 2024 e 2025. “Dobramos o policiamento efetivo e a quantidade de viaturas. Com certeza, ano que vem, vamos melhorar ainda mais”, enfatizou.

Também participaram da cerimônia Lucia Gomes, administradora regional de Água Quente; José Aldias Serra, diretor do Centro Educacional Myriam Ervilha; e Márcia Marisia Maciel, da Superintendência Sudoeste (SRSSO). A solenidade foi transmitida na TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, e está disponível no canal da CLDF no YouTube.

 

 

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Operação Ceilândia Centro resulta em prisão por tráfico e detenção por porte de arma branca na CNM 02

Próxima Matéria

Governador Ibaneis Rocha reúne deputados para jantar de confraternização

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share