IPVA 2026 tem 8% de desconto para pagamento à vista em janeiro – Portal Goiás

Governo de Goiás mantém calendário do IPVA 2026 e concede 8% para pagamento à vistaGoverno de Goiás mantém calendário do IPVA 2026 e concede 8% para pagamento à vista
Taxa de Licenciamento Anual do Veículo (CRLV-e) pode ser parcelada em até dez vezes, junto com IPVA (Foto: Economia)

A Secretaria de Estado da Economia divulga o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026. O cronograma mantém o modelo adotado neste ano, com vencimentos fixados sempre no dia 15 de cada mês – exceto quando a data cair em fim de semana ou feriado.

O desconto de 8% para pagamento à vista está mantido para quem quitar o imposto em parcela única no dia 15 de janeiro. Para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, a primeira parcela também vence nessa data, independentemente do final da placa, conforme previsto nas Instruções Normativas.

O calendário mantém ainda a opção de pagamento em parcela única sem desconto no segundo semestre. Veículos com placas de finais 1 e 2 vencem em 15 de setembro, enquanto os finais 3 a 0 vencem em 15 de outubro.

Com isso, fica preservado o parcelamento em nove vezes para finais 1 e 2, e em dez vezes para os demais finais de placa.

Governo de Goiás mantém calendário do IPVA 2026 e concede 8% para pagamento à vistaGoverno de Goiás mantém calendário do IPVA 2026 e concede 8% para pagamento à vista
Calendário mantém ainda opção de pagamento em parcela única sem desconto no segundo semestre (Arte: Economia-GO)

De acordo com a Secretaria da Economia, a manutenção das datas fixas facilita o planejamento financeiro e a organização do contribuinte ao longo do ano.

“Ele não esquece o pagamento se a data for fixa, e ela só muda se cair no final de semana ou feriado”, explica o superintendente de Controle e Auditoria da pasta, Marcelo Mesquita.

A novidade em 2026 é o parcelamento da Taxa de Licenciamento Anual do Veículo (CRLV-e) em até dez parcelas, junto com o IPVA, conforme lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O reajuste médio da tabela Fipe para o próximo ano foi de 2,7%, com base em pesquisa de preços no mercado goiano.

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Créditos do Conteúdo

Matéria Anterior

Aberto edital para aquisição de equipamentos que ampliam diagnósticos neurológicos na rede pública

Próxima Matéria

CARRETA DAS MULHERES EMPREENDEDORAS REALIZA 4ª FORMATURA EM VALPARAÍSO

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share