Os servidores e colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) comemoraram o fim de ano em uma festa repleta de agradecimento pelas realizações. A confraternização aconteceu nesta sexta-feira e foi marcada por um clima de celebração dos resultados de um ciclo considerado desafiador, mas produtivo. Entre os principais marcos de 2025, o secretário Marcelo Vaz destacou a conclusão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e a revisão de leis fundamentais para o ordenamento territorial do Distrito Federal.
A festa contou com muita música e banda ao vivo, para que os servidores celebrassem um ano de muito trabalho. Um sorteio foi realizado, com muita descontração entre os presentes.
Para a equipe de reportagem do Jornal de Brasília, o secretário salientou que o sucesso dos projetos entregues em 2025 é fruto direto da dedicação da equipe. “Essa confraternização significou um dia de festa e de agradecimento a todos os servidores da secretaria que colaboraram para que a gente conseguisse fazer todas essas entregas”, afirmou.

Marcelo considerou que apesar de ter sido um ano de trabalho intenso e complexo, o compromisso dos colaboradores foi fundamental.
Para o secretário, a conclusão do PDOT foi o principal pilar da gestão nesse ano que está chegando ao fim. O documento define as diretrizes de crescimento da cidade para os próximos anos e agora segue para as etapas finais de oficialização. “Este ano foi muito difícil. A construção do nosso PDOT é o principal projeto de entrega deste governo. Conseguimos finalizar e a lei deve ser sancionada no ano que vem”, comentou.
O titular da pasta enfatizou que além do Plano Diretor, a Seduh avançou na revisão das leis de ocupação do solo em diversas cidades. A pasta busca facilitar o desenvolvimento econômico e social de todo o DF.

Em seu discurso para os servidores, Marcelo fez questão de agradecer o apoio do governador do DF, Ibaneis Rocha, que não pôde comparecer ao evento. O chefe de estado precisou se ausentar, para uma viagem.
Desafio e marco pessoal em 2025
Para além dos projetos entregues, em seu discurso, o secretário enfatizou sobre o sacrifício das famílias dos servidores durante o ano. Em meio ao clima de descontração e emoção da festa, ele destacou que 2025 foi o ano mais desafiador de todos os anos que ele dedicou a pasta. O ano foi um marco pessoal para ele, com o nascimento de seu filho em julho, que foi apenas uma semana após uma das audiências cruciais do PDOT.
Durante o discurso, o secretário homenageou a esposa, pelo suporte dela a todo momento. Ele também fez questão de elogiar o trabalho incansável de seus braços direitos: a subsecretária-adjunta, Tereza Lodder, e o chefe de gabinete, Daniel Rito. “Sem eles, nada seria possível. Sei que todos abriram mão de tempo em casa para entregarmos tanto.” Para ele, essa festa foi uma recompensa merecida, após um período de restrições e intenso esforço técnico.

Metas para o próximo ano
Marcelo ressaltou que para 2026, o desafio será tirar o planejamento do papel. A partir da aprovação do novo PDOT, o foco da pasta será na aplicação prática das normas e também na continuidade da atualização das leis de uso do solo (LUOS). Ele frisou que mesmo se tratando de um ano eleitoral, a expectativa é de manter o ritmo de entregas. “Teremos muitos desafios em 2026, mas contamos com essa força de trabalho e o compromisso dos nossos servidores, que tanto fizeram e continuarão fazendo pelo Distrito Federal”, finalizou.