Começou nesta segunda-feira (22) a entrega do Cartão Material Escolar, benefício criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para assegurar uniformes aos mais de 400 mil estudantes da rede pública. O cartão oferece apoio financeiro de R$ 282,99 por aluno matriculado em 2025, destinado à compra de uniformes em mais de 90 malharias credenciadas. As datas e locais de retirada seguem disponíveis até 21 de janeiro, podendo ser consultados nos canais oficiais da Secretaria de Educação (SEEDF) e do BRB.
Para ter acesso ao benefício, é necessário que os dados do estudante e do responsável estejam atualizados na unidade escolar. Cada responsável recebe um cartão com o valor correspondente à soma dos créditos dos alunos da família e deve apresentar documento oficial com foto e CPF no momento da retirada. O valor é único, independente da fase de ensino, e será creditado a partir de 26 de janeiro.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou o impacto direto da iniciativa na rotina das famílias e dos estudantes. “Quando garantimos o uniforme, estamos oferecendo mais tranquilidade às famílias e acolhendo nossos estudantes desde o primeiro dia de aula. Cuidar da educação também é cuidar das pessoas, garantindo dignidade, organização e confiança no serviço público”, afirmou.
O cartão deve ser utilizado exclusivamente em lojas credenciadas para a compra do kit de uniforme escolar, que inclui sete peças: três camisetas de manga curta, duas bermudas, uma calça comprida e um casaco. As malharias credenciadas estão indicadas nos canais oficiais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, reforçou a relevância da política pública. “O desenvolvimento social e a educação caminham juntos para apoiar as famílias. O Cartão Uniforme Escolar contribui para a permanência das crianças na escola, se soma a outras políticas como acesso à creche e material escolar e ainda fortalece a economia local, com 91 malharias credenciadas e mais de 1,1 mil empresas participantes nos programas sociais do DF”, destacou.

Facilidade e autonomia
Sancionado em outubro, o Cartão Uniforme Escolar substitui a antiga entrega de uniformes por um modelo mais simples e rápido, similar ao Cartão Material Escolar. Em Ceilândia, o primeiro lote beneficiará mais de 37 mil famílias, impactando mais de 95 mil estudantes. A coordenadora regional substituta de ensino, Ana Soares, destacou que o modelo permite aos pais escolherem corretamente os tamanhos do kit completo.
A dona de casa Bárbara Barreto, mãe de um menino com deficiência, comemorou a autonomia proporcionada pelo cartão. “Ano passado, algumas peças vieram grandes, outras pequenas. Para mim, essa ideia é muito boa, melhor do que pegar na escola”, afirmou. Bruna Mendes, mãe de outro estudante, também elogiou a iniciativa. “Agora, meu filho terá o uniforme garantido desde o começo das aulas”, disse.
Luciana Neri, chefe da Unidade de Apoio e Infraestrutura Educacional de Ceilândia, ressaltou que novos lotes serão disponibilizados ao longo do ano para atender todos os alunos matriculados. Estudantes que mudarem de escola também terão direito ao cartão, desde que a matrícula seja confirmada e os dados atualizados.
Todas as informações sobre o programa, incluindo cronograma, locais de retirada e orientações, serão divulgadas nos canais oficiais da Secretaria de Educação e do BRB.
Com informações da Agência Brasília