Transporte público coletivo do DF tem horários estendidos e gratuidade na virada do ano

Durante as celebrações de fim de ano e a chegada de 2026, o transporte público coletivo será um dos principais apoios à mobilidade no Distrito Federal. Com operação especial entre terça (30), quarta (31) e quinta-feira (1º de janeiro), ônibus e metrô terão horários ampliados e cobertura estendida do programa Vai de Graça. A medida busca garantir deslocamento seguro e acessível, sobretudo em áreas de grande concentração, como a Esplanada dos Ministérios e a Prainha.

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, afirma que o transporte público coletivo vai facilitar a participação das pessoas nos eventos públicos preparados para este Réveillon.

“Neste momento de confraternização e alegria, o transporte público é um meio de garantir que cada cidadão possa celebrar a virada do ano com tranquilidade, segurança e a certeza de que terá como se deslocar para participar da grande festa que o GDF preparou”, disse o secretário.

Vai de Graça

O programa Vai de Graça vai facilitar o deslocamento dos brasilienses neste fim de ano, mas todos devem ficar atentos aos horários de funcionamento do benefício.

Nesta terça e na quarta-feira, as passagens serão de graça a partir das 18h, e os ônibus terão catraca livre até as 23h. Das 23h01 às 23h59, a cobrança é retomada.

A partir da zero hora de quinta-feira, o transporte volta a ser de graça, durante todo o feriado. A gratuidade se estende por todo o dia até as 23h59.

Na sexta-feira (2 de janeiro), a cobrança de passagens retorna a partir da zero hora. Haverá gratuidade apenas no período das 18h às 23h, especialmente para que o público participe do evento Nosso Natal, na Esplanada.

Ônibus

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) elaborou uma programação de ônibus específica para atender ao público que  participa dos eventos Celebra DF, na Esplanada dos Ministérios, e do Réveillon da Prainha (Praça dos Orixás).

Com a expectativa de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios para o Celebra DF, na quinta e na sexta-feiras, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) determinou o reforço nas viagens de ônibus. Haverá celebrações na Catedral de Brasília e shows na Esplanada.

Na véspera do Ano-Novo, as operadoras deverão trabalhar com a tabela horária de dia útil e reforçar a operação de ônibus para atender a população, principalmente na dispersão do público, a fim de que os usuários possam retornar com segurança às suas residências. No feriado de , a operação será com tabela horária de domingo.

“Neste momento de confraternização e alegria, o transporte público é um meio de garantir que cada cidadão possa celebrar a virada do ano com tranquilidade, segurança e a certeza de que terá como se deslocar para participar da grande festa que o GDF preparou”Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade do DF

Para o Réveillon da Prainha, que deverá reunir 2 mil pessoas nesta terça e 6 mil pessoas na virada de quata-feira, será reativada a linha especial 103.1 — Rodoviária do Plano Piloto / Pontão do Lago Sul (Prainha). A operação dessa linha começa às 14h, com viagens de hora em hora.

No período das 18h desta terça até as 2h da madrugada de quarta-feira, a frequência dos ônibus deverá aumentar para uma viagem a cada 30 minutos. O mesmo deverá ocorrer entre as 18h de quarta e as 4h da madrugada de quinta-feira.

Metrô

Na quarta-feira, os trens do Metrô-DF vão funcionar das 5h30 às 2h30 da madrugada de quinta. Durante todo o dia, até as 23h30, haverá embarque e desembarque em todas as estações, mas após as 23h30, somente haverá embarque na Estação Central, com desembarque nas demais estações para facilitar a dispersão do público.

Na quinta-feira, o Metrô vai operar das 17h às 2h30 da madrugada de sexta. Das 23h30 até as 2h30, o embarque novamente será feito somente pela Estação Central, com desembarque em todas as estações.

Com informações da Agência Brasília

Fonte Original

Matéria Anterior

Unidade integrada reforça segurança do Setor Comercial Sul

Próxima Matéria

PCDF registra 446 mil ocorrências e recupera R$ 400 milhões em 2025

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share