Orquestra utiliza arte para incentivar consciência ambiental

Orquestra utiliza arte para incentivar consciência ambiental

Grupo se apresentou na Câmara Legislativa do DF nesta terça-feira (1)

A Orquestra de Sucata levou música e sustentabilidade para a galeria do espelho d’água da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta terça-feira (1). A banda paulista confecciona instrumentos musicais por meio da reutilização de materiais como garrafas pet e de vidro, tampinhas, chaves, galões e peças de veículos automotivos. Os artistas transformaram um tanque de combustível em baixo, uma porta de carro em metalofone e um escapamento em guitarra, entre outros exemplos. As músicas são composições autorais sobre reciclagem.

“Para além da música, a orquestra traz uma consciência ambiental, que também é uma bandeira desta Casa de leis. Nós temos um comitê gestor de sustentabilidade”, enfatizou a presidente do Conselho Curador de Cultura da CLDF, Jane Marrocos. Ela também ressaltou a presença dos alunos do Centro de Ensino Fundamental Bonsucesso, de Planaltina. Os jovens participaram da apresentação musical e também do projeto Conhecendo o Parlamento, que aproxima a sociedade do poder legislativo. “A educação transforma. E a educação com arte vai mais longe”, defendeu a presidente.

“É um espetáculo que fala sobre a importância do descarte correto do lixo, da reciclagem, da sustentabilidade, em prol da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento da conscientização ambiental”, explica Jozene Noal, uma das diretoras e fundadoras do grupo. A apresentação foi transmitida pela TV Câmara Distrital.

O show da Orquestra de Sucata iniciou as comemorações do aniversário de 65 anos de Brasília na CLDF. As celebrações vão incluir shows e exposições na Casa.

 

 

A orquestra

A apresentadora e cantora Rosa Alice Casais conta que o projeto começou em Santa Maria, no Rio Grande do Sul: “Nós dávamos aulas de música em escolas públicas e muitos alunos não tinham condições de comprar os instrumentos. Então, pensamos em uma alternativa”. Eles começaram pela percussão, com latas, baldes e panelas. Em seguida, inseriram flautas com cano de PVC. Depois, foram para São Paulo, onde de fato nasceu a Orquestra de Sucata.

A cantora deixa um recado importante: “Eu aprendi com o meu trabalho que cuidar do meio ambiente não depende dos outros. Eu mesma tenho que começar, eu tenho que ter atitude. Eu tenho que querer fazer a mudança no ambiente em que vivo e no planeta”.

A banda está em turnê no Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará, com apoio do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) e patrocínio da Toyota. No DF, a Orquestra de Sucata fará mais sete apresentações em escolas na Ceilândia. A agenda completa pode ser conferida no instagram @orquestradesucata.



Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL SE REÚNE PARA TRATAR DA SEGURANÇA DA CIDADE

Próxima Matéria

Reunião na UnDF discute acordo internacional de cooperação científica

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share