‘Vamos recuperar nosso quintal’, diz secretário de Trump ao mencionar América Latina e criticar influência da China no Canal do Panamá


Durante guerra de tarifas, o secretário disse que o presidente Donald Trump colocará um fim na influência da China no Canal do Panamá. O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth
REUTERS/Yves Herman
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, criticou a influência da China no Canal do Panamá e se referiu à América Latina como “quintal” de Washington.
Durante entrevista à Fox News nesta quinta-feira (10), ele fez responsabilizou o governo do ex-presidente Barack Obama pelo domínio da China na região e declarou:
“O governo (Barack) Obama tirou os olhos da bola e deixou a China tomar toda América do Sul e Central, com sua influência econômica e cultural, fazendo acordos com governos locais de infraestrutura ruim, vigilância e endividamento. O Presidente Trump disse ‘não mais’, vamos recuperar o nosso quintal”.
Hegseth disse ainda que o governo americano investirá no que for necessário para atender aos interesses americanos e interromper a influência chinesa.
Na última semana, Hegseth participou de uma conferência de segurança regional no Panamá. Durante a agenda, ele afirmou que o Exército chinês “tem presença excessiva no hemisfério ocidental” e “opera instalações militares” que ampliam seu alcance.
“Não buscamos a guerra com a China. E a guerra com a China certamente não é inevitável. Mas juntos, devemos evitar a guerra, dissuadindo de forma robusta e vigorosa as ameaças da China neste hemisfério”, ressaltou.
Estados Unidos e China estão vivendo uma grande guerra comercial neste momento. Nesta quarta-feira, Pequim aumentou novamente a tarifa aplicada a produtos norte-americanos, que agora passou a ser 125% neste sábado (12).
A medida sobre produtos americanos é mais uma resposta às medidas impostas pelo presidente Donald Trump. Na quinta-feira (10), em mais um capítulo da guerra comercial, os EUA explicaram que as tarifas impostas ao país asiático somam 145%.

Créditos do conteúdo

Matéria Anterior

Assista aos telejornais da TV Liberal

Próxima Matéria

Mistério de brilho no oceano relatado por 400 anos pode estar perto do fim

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share