Trump deveria considerar poder de retaliação da China, diz Thiago de Aragão

O embate comercial entre Estados Unidos e China continua a se intensificar, com o presidente americano Donald Trump mantendo uma postura agressiva. No entanto, o analista político Thiago de Aragão, CEO da consultoria Arko Advice Internacional, questiona se essa abordagem é realmente estratégica ou se Trump está subestimando o poder de retaliação chinês.

A situação permanece tensa, com ambos os países aplicando medidas retaliatórias e o mercado global atento aos próximos movimentos desse embate comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Em entrevista à CNN, Aragão analisou a situação atual entre as duas potências econômicas. Segundo ele, Trump demonstra uma confiança contínua e elevada, mas há dúvidas sobre a existência de uma estratégia formal por parte do governo americano.

Aragão ressalta um ponto crucial que Trump parece ignorar: “Quando ele aplica essas tarifas em relação à China, ele tem que sempre levar em consideração que a China tem um poder de retaliação tão grande ou talvez até maior”.

O analista político cita exemplos desse poder: “50% de todos os antibióticos nos Estados Unidos dependem da China de uma forma pura e simplesmente. Além disso, a China controla mais de 90% da produção global de gálio e germânio, minerais críticos para a fabricação de semicondutores, incluindo os chips da Nvidia recentemente proibidos de serem exportados para a China”, afirma.

“Isso mostra que ou o Trump não está bem posicionado em relação à sua estratégia e que, de fato, ele vai avançando dia após dia, ou ele sabe algo que nós não sabemos”, questiona.

Thiago de Aragão pondera que, se Trump realmente possui informações privilegiadas que justifiquem sua postura, ele pode ser considerado um grande estrategista. No entanto, o analista ressalta que, no momento, não é exatamente isso que está sendo demonstrado nas ações do presidente americano.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Créditos do conteúdo

Matéria Anterior

Polícia Militar reforça ações na Semana Santa e Tiradentes

Próxima Matéria

Evento dos 65 anos de Brasília inclui treinamento de práticas antirracistas e acolhimento às mulheres

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share