PDOT: Regularização fundiária é foco de audiência na Câmara Legislativa

Por iniciativa de Jaqueline Silva (MDB) e Rogério Morro da Cruz (PRD), a Câmara Legislativa realiza audiência pública para debater regularização fundiária no contexto da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). O debate, que vai contar com a presença de cidadãos e autoridades, vai ocorrer no Plenário da CLDF, nesta quarta-feira (14), a partir das 19h. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital.

Os parlamentares destacam a importância da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) para trazer segurança jurídica a diversos moradores que aguardam a regularizaçãos dos lotes onde vivem. “Este é um dos principais instrumentos de planejamento e gestão do território do Distrito Federal, orientando o desenvolvimento urbano, a ocupação do solo e a implementação de políticas públicas para a promoção de cidades mais justas, sustentáveis e inclusivas”, afirmam.

Tanto Jaqueline Silva e como Rogério Morro da Cruz enfatizam a importância de se trazer ao debate o tema da regularização fundiária, uma vez que a revisão do PDOT pode afetar diretamente milhares de famílias residentes em parcelamentos informais e assentamentos irregulares, muitos dos quais carecem de infraestrutura básica, segurança jurídica e acesso pleno à cidadania.
 

Diálogo

A audiência pública desta quarta-feira tem por objetivos principais a promoção do diálogo entre o Poder Público, a sociedade civil organizada, especialistas, movimentos sociais e demais interessados. Essa interação busca recolher subsídios técnicos, jurídicos e sociais para a construção de diretrizes adequadas à realidade fundiária do Distrito Federal, identificar alternativas para garantir a função social da propriedade e a proteção de áreas ambientais sensíveis e fortalecer os instrumentos de gestão democrática da cidade, previstos no Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), assegurando a participação popular nas decisões que impactam diretamente o território.

Diante da relevância do tema para o ordenamento territorial, a segurança jurídica das ocupações e o desenvolvimento urbano do Distrito Federal, os distritais convocam a população a participar da audiência pública e contribuir com a revisão do PDOT.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Uruguai se despede de Pepe Mujica com cortejo nas ruas de Montevidéu

Próxima Matéria

Projeto cria índice de avaliação do atendimento nas delegacias especializadas no amparo à mulher

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share