Barrar alunos internacionais é “ilegal”, diz Harvard em resposta ao governo

A Universidade de Harvard respondeu à medida do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, que impede a instituição de matricular alunos internacionais.

Em um comunicado, Harvard afirma que continua totalmente comprometida em manter a capacidade de receber estudantes e pesquisadores internacionais de mais de 140 países.

A Universidade de Harvard também declarou que a decisão do Departamento de Segurança Interna (DHS) de barrar estudantes internacionais é “ilegal”.

“Estamos trabalhando rapidamente para fornecer orientação e apoio aos integrantes da nossa comunidade. Esta ação retaliatória ameaça causar sérios danos à comunidade de Harvard e ao nosso país, além de minar a missão acadêmica e de pesquisa de Harvard”, disse o porta-voz da universidade, Jason Newton.

Uma parcela do corpo discente de Harvard poderá ser afetada. A universidade afirma ter 9.970 pessoas em sua população acadêmica internacional, e dados mostram que 6.793 estudantes internacionais representam 27,2% de sua matrícula no ano letivo de 2024-25.

Alguns funcionários de Harvard temem que drenar a universidade de seus estudantes estrangeiros possa enfraquecer a capacidade acadêmica da instituição e, potencialmente, da comunidade acadêmica americana como um todo.

O professor de economia de Harvard e ex-funcionário do governo Obama, Jason Furman, chamou a medida de “horrível em todos os níveis”.

“É impossível imaginar Harvard sem nossos incríveis estudantes internacionais. Eles são um enorme benefício para todos aqui, para a inovação e para os Estados Unidos em geral”, disse Furman.

“O ensino superior é uma das grandes exportações dos Estados Unidos e uma fonte fundamental do nosso soft power. Espero que isso seja interrompido rapidamente antes que os danos se agravem”, acrescentou.

Créditos do conteúdo

Matéria Anterior

OFICINA PRESENCIAL ABORDARÁ FUNDAMENTOS DO MARKETING PARA EMPREENDEDORES

Próxima Matéria

Projeto de lei cria programa de estágio em assentamentos da reforma agrária e agricultura familiar

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share