Oposição condena fala de governador sobre greve dos professores: “Ameaça”

A greve dos professores da rede pública do Distrito Federal voltou a mobilizar deputados no plenário da Câmara Legislativa. Na sessão desta quarta-feira (11/6), parlamentares que fazem oposição ao governo de Ibaneis Rocha reforçaram o apoio à categoria e condenaram as recentes manifestações do governador sobre o movimento paredista. 

O deputado Gabriel Magno (PT) fez questão de reproduzir um trecho do áudio da fala do chefe do Executivo: “Vou cortar o ponto e quero ver quanto tempo vão aguentar”. O parlamentar considerou haver um tom de ameaça diante de uma greve “justa e legítima” e lamentou que o governante esteja negando o que disse antes de ter sido eleito: “Ele dizia que ia governar junto com os servidores, abraçado com os sindicatos, onde fez fortuna. Agora, ataca os professores”.

Para o deputado Fábio Felix (Psol), a fala de Ibaneis foi “lamentável, autoritária e desrespeitosa”: “Ataca todos os servidores em seu direito legítimo à paralisação e à greve, debochando do alto de seu lugar social de milionário, de elite e de quem mora na casa mais cara do DF”.
 

 

O distrital fez questão de comentar, ainda, outro trecho da fala do governador em que ele diz “não governar para sindicato”. “Ele ganhou toda a sua fortuna advogando para sindicato, defendendo direito à greve. Está rasgando a sua história”, apontou. Em seguida, questionou: “Está governando para quem? A saúde está um caos, tem 70% de desaprovação”. E emendou: “A enfermagem hoje está em paralisação, lutando por mínimas condições de trabalho. A greve, muitas vezes, não é por melhoria salarial, mas por mínimas condições objetivas de trabalho”.

O deputado Chico Vigilante (PT) concordou com as críticas dos colegas e destacou a “resistência” da categoria do magistério. “Não vão voltar humilhados. A melhor coisa a ser feita é instalar uma mesa de negociação séria e chamar as lideranças sindicais para negociarem”, defendeu.
 

Deputado Max Maciel (Foto: Carolina Curi/CLDF) 

Por sua vez, o deputado Max Maciel (Psol) comentou que ninguém da base do governo apareceu para defender o governador. Ele também criticou que “em época de campanha [eleitoral], senta com todo mundo e promete tudo”. Por fim, concluiu: “Não é falta de recursos, mas falta de prioridade de fato”. 

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Max Maciel comemora suspensão de uso da água do Melchior por termelétrica

Próxima Matéria

Idoso de 80 anos morre após ataque de touro no interior do RS

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share