Lei cria processo administrativo eletrônico voltado a direitos da mulher

Lei cria processo administrativo eletrônico voltado a direitos da mulher

Iniciativa da distrital Dayse Amarilio busca acelerar tramitação e fortalecer garantias

Após derrubar o veto total do governador do DF para a matéria, a Câmara Legislativa promulgou a lei 7.704/2025, que institui no Distrito Federal o processo administrativo eletrônico para a proteção aos direitos da mulher. Proposta pela deputada Dayse Amarilio (PSB), a medida, que deve ser implementada no âmbito do sistema eletrônico já utilizado pelo Distrito Federal, visa garantir agilidade. 

O processo estabelecido pela norma pode ser iniciado por qualquer órgão do Executivo incluído na Rede de Proteção às Mulheres do Distrito Federal. O texto especifica que a tramitação do processo ocorre simultaneamente entre todos os órgãos envolvidos, de modo que as decisões administrativas possam ser tomadas de forma mais eficiente.
 

 

“Infelizmente, o projeto foi vetado pelo governador. Mas nós não desistimos. Lutamos, mobilizamos a Câmara Legislativa, e hoje conseguimos ver essa ideia se tornar realidade. O veto foi derrubado. Com a lei, qualquer órgão da rede poderá iniciar um processo eletrônico para garantir acesso a benefícios, à medida protetiva, ao acompanhamento psicológico. Tudo isso com mais agilidade, respeito e cuidado com quem mais precisa. Cuidar das mulheres não é gasto: é justiça”, avalia Amarilio.

A legislação também determina identificação própria para esses processos, a fim de acelerar o acesso. Além disso, estipula o respeito ao sigilo, quando for necessário. O Governo do Distrito Federal tem até 60 dias para regulamentar a lei.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Ataques da Rússia na Ucrânia matam 14 e deixam 44 feridos em Kiev; VÍDEO

Próxima Matéria

Cuidadora é presa por tramar morte do filho da patroa para ficar com o dinheiro da herança | Rio de Janeiro

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share