Ibaneis Rocha sinaliza à CLDF acordo para encerramento da greve dos professores

Nesta terça-feira (17), durante sessão ordinária da Câmara Legislativa, foi anunciada a intenção do governador Ibaneis Rocha em abrir as negociações com os professores da rede pública do Distrito Federal, que estão em greve há três semanas. O anúncio foi dado pelo deputado Chico Vigilante (PT), que relatou ter conversado com o governador por telefone. A sinalização positiva do governador fez com que os deputados da oposição suspendessem temporariamente a obstrução na votação de matérias do governo.

“Hoje o governador Ibaneis Rocha me ligou e se dispôs a abrir um processo de negociação com os professores do Distrito Federal. O governador vai me receber na segunda-feira (23) às 17h e irei sair da conversa com uma reunião marcada entre o governador e a comissão de negociação dos professores. O governador disse que vai coordenar pessoalmente esta primeira reunião de negociação com os professores. Para nós isso é um avanço. E tendo em vista esse avanço, acertamos a suspensão da obstrução no dia de hoje. Vamos cumprir a nossa parte e o governador vai cumprir a parte dele”, garantiu Chico Vigilante.

O deputado Fábio Félix (Psol) concordou com a suspensão da obstrução e reiterou seu apoio ao movimento grevista. “Vamos aceitar a sinalização do governador e esperar. Hoje iremos fazer a suspensão pontual da obstrução. O déficit de profissionais na educação e o contracheque defasado dos professores são evidentes. Temos recebido mensagens da sociedade apoiando a greve. Isso é uma demonstração de força da categoria”, observou.

Para o deputado Gabriel Magno (PT), não falta dinheiro nos cofres públicos para atender os pleitos da categoria. “O governador anunciou a construção de duas novas pontes no Lago Sul por R$ 2 bilhões. Eu quero saber se esta é de fato a prioridade desta cidade. A greve tem denunciado o descaso com os serviços públicos nesta cidade. Ontem o TCDF fez uma auditoria nas escolas públicas. Das escolas visitadas pelo tribunal, metade não tem água potável no bebedouro nem banheiro em condições mínimas de utilização. Trata-se não só de melhoria salarial, mas também de melhores condições de trabalho”, afirmou Gabriel Magno.

Para o líder do governo na Casa, deputado Hermeto (MDB), o governador deu uma demonstração de diálogo. “O governador Ibaneis jamais fechou as portas. Ele ligou para um deputado da oposição, vai recebê-lo e trabalhar para resolver o problema”, destacou. O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), se mostrou otimista com a possibilidade de negociação. “De ontem para hoje houve sinais importantes que nos dão a tranquilidade de que o processo começa a ter uma outra cara. O governador disse que vai encabeçar as negociações, o que não é comum. Tenho certeza que vamos viver um novo momento a partir da segunda-feira. É o primeiro passo para buscarmos uma solução”, disse Wellington.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Câmara Legislativa vai debater atuação de fotógrafos em espaços públicos do DF

Próxima Matéria

Na Bienal, Roseana Murray relembra ataque de cães e recebe carinho dos fãs mirins: ‘experiência fantástica’

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share