Jorge Vianna celebra 20 anos do Samu e apoia reajuste de gratificação para categoria

Jorge Vianna celebra 20 anos do Samu e apoia reajuste de gratificação para categoria

Em sessão solene na manhã desta segunda-feira (18), a Câmara Legislativa celebrou as duas décadas de atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Distrito Federal. Em meio às homenagens, o deputado Jorge Vianna (PSD), que presidiu a cerimônia, anunciou uma proposta de reajuste da Gratificação de Atendimento Móvel de Urgência (Gamu) — benefício pago a servidores da saúde que atuam exclusivamente no Samu — para atender uma demanda antiga da categoria.

De acordo com os profissionais, o valor da gratificação está defasado há mais de 10 anos. Vianna reforçou que a correção do adicional é uma forma de valorizar e recompensar o trabalho realizado pelos profissionais do Samu. “Vamos começar a trabalhar para que os 20% não sejam mais sobre o vencimento básico, e, sim, no vencimento de cada servidor”, enfatizou o parlamentar.

Claudete Silva, representante da Coordenação-Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, afirmou que o reajuste da Gamu é uma das propostas em análise para reestruturação pelo governo federal. Segundo ela, o replanejamento inclui, ainda, a Portaria 2.048, de 2002, que estabeleceu regras para operação de atendimento médico, e a Política Nacional de Urgência, de 2003 e reformulada em 2011, que instituiu a rede de serviços de saúde. 

“Estamos em processo de revisão da Política 2048, da Política Nacional de Urgência e de algumas pautas que precisam de melhorias. Já temos estudos para fazermos melhorias plausíveis que contemplem a atuação de excelência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, disse Claudete Silva.
 

Claudete Silva, representante da Coordenação-Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde (Foto: Rinaldo Morelli/CLDF)

“São 20 anos de aprendizados, lutas e conquistas. Se hoje o Samu do Distrito Federal é reconhecido como o melhor do Brasil, é graças ao esforço de cada um para melhorar a cada dia e prestar o melhor atendimento para a população do DF. A saúde mostrou, com a organização do Samu, da enfermagem e de todo o corpo técnico, que podemos ir muito além” — Newton Batista, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF)

Progressos

Inaugurado no Distrito Federal em 2005, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência opera 24 horas por dia nas 35 regiões administrativas, com uma média diária de 175 atendimentos nos últimos cinco anos — totalizando mais de 60 mil atendimentos anuais. A equipe, composta por cerca de 720 profissionais, inclui médicos, enfermeiros, psicólogos e pilotos de aeronaves.

No DF, o Samu conta com 38 viaturas móveis — 30 de Suporte Básico (USB), para casos de menor gravidade, e oito de Suporte Avançado (USA), para ocorrências complexas. Além disso, há 20 motocicletas em operação e um helicóptero aeromédico, que transporta uma equipe completa para atendimentos pré-hospitalares avançados.

Rodrigo Amaral, condutor de motolância do Samu e um dos homenageados no evento, compartilhou sua trajetória profissional ao longo de duas décadas de atuação e destacou os progressos alcançados pelo Samu, como novos equipamentos de qualidade e veículos novos. 

 

Rodrigo Amaral, condutor de motolância do Samu  (Foto: Rinaldo Morelli/CLDF)

“Nós temos todo o material que a gente sempre sonhou, temos o ensinamento do núcleo de ensino que nos capacita mensalmente para podermos atender cada vez mais a população para estarmos no lugar certo, na hora certa, no momento certo e com as pessoas certas”, frisou Amaral.

Representando a Secretaria de Estado de Saúde Distrito Federal, Vitor Arimateia também ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Samu no socorro da população DF. “O verdadeiro patrimônio desse serviço não é a ambulância, mas as bases descentralizadas. Não é a tecnologia embarcada, que lutamos tanto para ter na ambulância, é justamente o servidor, são as pessoas que estão por trás desse serviço é que permitem com que a gestão aconteça”, salientou.

Ao fim do evento, os homenageados foram prestigiados com moções de louvor. A solenidade desta segunda-feira (18) foi transmitida pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, e pode ser reassistida pelo canal da CLDF no YouTube.
 

 

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Inmet explica quais cidades devem ser afetadas

Próxima Matéria

Polícia encontra carro que pode ter sido usado para dar fuga a suspeitos do assassinato de homem em Belém

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share