Aprovado transporte gratuito para pessoas com deficiência e para pacientes do CAPS

Aprovado transporte gratuito para pessoas com deficiência e para pacientes do CAPS

Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou duas propostas que ampliam a gratuidade no transporte público para grupos vulneráveis. O projeto de lei 1.398/2024, de autoria do deputado Iolando (MDB), propõe passe livre para todas as pessoas com deficiência, sem critérios de renda. E o projeto 1.616/2025, do deputado Ricardo Vale (PT), garante o fornecimento de passagens para pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e para pessoas que conseguem vagas nos Serviços de Acolhimento Institucional. Agora as propostas seguem para análise das demais comissões da CLDF.

Atualmente, o passe livre para pessoas com deficiência é garantido apenas para aqueles com renda de até três salários-mínimos, conforme determinado pela Lei 566/1993. Tal legislação, no entanto, já está em desacordo com o atual Estatuto da Pessoa com Deficiência do DF, que prevê (no artigo 79) a gratuidade irrestrita, sem critérios socioeconômicos. Essa parte do estatuto ainda não foi regulamentada, por isso vigora a norma antiga, com a limitação de renda.

“Com a aprovação deste projeto, o Distrito Federal dará um passo importante na proteção dos direitos das pessoas com deficiência, promovendo a igualdade de oportunidades e o acesso pleno aos serviços de transporte público, sem discriminação e sem barreiras socioeconômicas”, defende Iolando, na justificativa da proposição.

O benefício poderá ser estendido ao acompanhante, quando houver necessidade de acompanhamento comprovada em laudo, e aplica-se tanto a deficiências temporárias quando permanentes. Nesse último caso, a gratuidade será emitida sem prazo de validade, dispensando renovações periódicas.

O direito será garantido via apresentação de carteira de identificação. Relator da proposição e presidente da CTMU, o deputado Max Maciel (PSOL) contou que a comissão tem recebido reclamações de usuários com dificuldade na aceitação da carteira de passe livre PcD. Por isso, a CTMU colocou o assunto em pauta na última reunião do Conselho de Transporte Público do DF, alertando sobre a necessidade de “um treinamento para os trabalhadores operadores do sistema, ou que a gente estabeleça um novo critério identificação, sobretudo das pessoas com deficiência oculta”, disse Maciel.

Benefício para pacientes do CAPS

projeto de lei 1.616/2025 prevê o fornecimento de passagens no transporte público para pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) — unidades com atendimentos de saúde mental — e para pessoas que recebem vagas nos Serviços de Acolhimento Institucional — locais que recebem pessoas com vínculos familiares rompidos ou fragilizados; há espaços específicos para pessoas idosas, mulheres, crianças e adolescentes, entre outros grupos vulneráveis.

“São recorrentes os depoimentos de pessoas, a imensa maioria em situação de rua, que relatam não conseguirem iniciar ou mesmo dar continuidade ao acompanhamento no CAPS devido à completa ausência de recursos”, aponta Ricardo Vale, na justificativa do projeto. Segundo o parlamentar, o mesmo problema ocorre com pessoas que conseguem vaga nos serviços de acolhimento e dependem do transporte público para acessar os locais.

Relator de ambos os projetos, o deputado Max Maciel falou sobre o impacto da mobilidade no acesso a serviços de saúde. “Em cidades que implementaram a tarifa zero, o que mais cresceu foi o acesso aos serviços de saúde. Muitas pessoas não têm regularidade no seu tratamento porque a tarifa acaba inibindo”, observou o parlamentar.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Após denúncia de Magno, TCDF cobra providências da Saúde para transporte de pacientes 

Próxima Matéria

Montes Claros nunca esteve melhor

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share