Profissionais da Saúde são treinados para modernizar gestão de resíduos


Foto: Divulgação/Sema-DF

A Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) promoveu, nesta terça-feira (23), um treinamento para servidores da Secretaria de Saúde sobre o uso do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS Digital). A ferramenta permite registrar, acompanhar e monitorar digitalmente a gestão de resíduos sólidos, tornando o processo mais ágil e sustentável.

A capacitação, realizada em parceria com o Instituto Brasil, faz parte das ações de modernização da gestão pública no DF e segue as diretrizes da Política Distrital de Resíduos Sólidos.

A vice-governadora Celina Leão destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com inovação e eficiência.

“A implantação do PGRS Digital é um exemplo de como a tecnologia pode apoiar políticas públicas de saúde e meio ambiente, promovendo sustentabilidade e qualidade de vida para toda a população”, afirmou.

O secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, ressaltou a importância da integração entre as áreas de saúde e meio ambiente.

“O treinamento é um passo essencial para garantir que a gestão dos resíduos, especialmente os hospitalares e laboratoriais, seja feita de maneira responsável, sustentável e em conformidade com a legislação. Estamos unindo tecnologia, inovação e compromisso ambiental para fortalecer o serviço público”, frisou.

Já o auditor da Vigilância Sanitária do DF, Luiz Henrique, avaliou que a ferramenta simplificará processos internos.

“Agora conseguimos fazer a aprovação de forma mais rápida, prática e padronizada, o que torna o serviço da Vigilância mais especializado e eficiente”, destacou.

O treinamento teve como objetivos principais habilitar servidores no uso do PGRS Digital, promover integração entre as secretarias envolvidas, disseminar práticas sustentáveis na destinação de resíduos hospitalares e administrativos, além de garantir o cumprimento das normas legais.

A capacitação foi voltada a profissionais da gestão hospitalar, setores de resíduos hospitalares e laboratoriais, núcleos de sustentabilidade e meio ambiente, além de equipes administrativas e operacionais da Secretaria de Saúde.

Com a adoção do PGRS Digital, o GDF avança na modernização tecnológica e na gestão sustentável, integrando soluções digitais às demandas do sistema de saúde, em benefício da população e da preservação ambiental.

Com informações da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF)


Matéria Anterior

'Companheiro Trump' parece que gostou do 'companheiro Lula' e agora vão falar do que importa, diz Haddad

Próxima Matéria

Ônibus escolar cai em valeta após derrapar em rua de Suzano

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share