Nova Epig: Projeto da obra respeita tombamento de Brasília e atende a requisitos do Iphan

O Governo do Distrito Federal (GDF) avançou com o projeto de reconstrução da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) após ajustes técnicos que atenderam às exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O planejamento foi elaborado de forma a respeitar a área tombada de Brasília, garantindo a preservação histórica da cidade e, ao mesmo tempo, introduzindo melhorias que favorecem a mobilidade de pedestres e ciclistas.

Executada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) com investimento de R$ 160 milhões, a nova Epig segue as diretrizes previstas na chamada “escala bucólica”. O conceito urbanístico definido por Lucio Costa durante a construção de Brasília limita a altura das estruturas erguidas em área tombada, com foco na harmonia entre os elementos urbanos e a vegetação. Para seguir a norma, o planejamento da obra estabeleceu a criação de uma rotatória e duas passagens subterrâneas em pontos específicos.

 “A equipe da SODF fez um grande trabalho junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh-DF) para termos o corredor exclusivo para ônibus sem afetar nenhum dos aspectos que são característicos da preservação do patrimônio de Brasília, patrimônio da humanidade”, salienta o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro. 

“Conseguimos criar um corredor exclusivo de ônibus dando mais velocidade ao transporte público e trazendo esse conforto para os pedestres que precisam circular naquela região, seja do Sudoeste para o parque, vice-versa, ou mesmo nas estações do BRT, que vão estar posicionadas para fazer o deslocamento de um lado para o outro”, completa.

A rotatória fica localizada na área correspondente ao Trecho 2, entre o Sudoeste e a Octogonal. A medida evita a segregação entre os modais que poderia ser causada por um elevado. “O projeto inicial previa um viaduto ligando a Octogonal e o Sudoeste, e por baixo tinha uma trincheira que ia segregar um espaço urbano que tem muita travessia de pedestre. Com a rotatória em nível, essa travessia será simplesmente por faixa de pedestre, sem nenhum elevado ou trincheira que cause dificuldade”, explica a chefe da Assessoria de Projetos de Edificações e Urbanismo da SODF, Clebiana Silva.

Já as duas passagens subterrâneas, situadas no Trecho 4, servirão para a ligação contínua entre o Parque da Cidade e o Sudoeste. Os acessos foram amplamente discutidos para assegurar acessibilidade e, principalmente, segurança para a população. Desta forma, diferentemente das estruturas do Plano Piloto, os caminhos oferecerão mais visibilidade por meio de uma estrutura sem pontos cegos e com iluminação natural. Também serão “humanizados”, com a presença de pequenos comércios e terão uma largura maior.

“As passagens subterrâneas ficarão fechadas apenas no trecho em que a pista passa por cima. As demais partes estarão abertas. Elas ficaram com aproximadamente 6 metros de largura e fizemos o uso da topografia para que a entrada e saída das passagens não ficarem como são as passagens do Plano Piloto, com ângulos retos, sem que a pessoa tenha visão de quem está entrando ou saindo. Então, quem estiver passando pela passarela, terá toda a visão da saída do lado oposto, trazendo mais segurança ao pedestre”, esclarece a chefe do setor de projetos.

Silva reforça, ainda, que o projeto da nova Epig saiu do papel devido aos esforços deste GDF em entender e cumprir as determinações do Iphan. “Trata-se de um projeto desenvolvido desde a criação do PDTU, em 2011, e desde lá já vinham sendo feitas  tratativas com o Iphan. Em 2019, nós pegamos o projeto para fazer as contratações de obra e retomamos essas tratativas, identificando as exigências que o Iphan colocava. Deixamos claro na contratação integrada que essas exigências deveriam ser mitigadas de alguma forma. Fizemos uma série de estudos de tráfego para verificar outras soluções”, aponta.

O projeto foi apresentado novamente neste ano, antes do início das obras, com uso de uma metodologia 3D em que a Secretaria de Obras e Infraestrutura já está avançada a nível nacional. “A visão 3D e com informações atreladas ajudou bastante na apresentação de um modo geral, para uma discussão em cima de um material mais palpável, com uma melhor visibilidade”, observa Silva. “Todo o trabalho que está sendo desenvolvido ocorre em cima de estudos de tráfico. São micro simulações em que são feitas as contagens de origem destino para verificar se a proposta está adequada, se vai gerar algum tipo de engarrafamento e se vai mitigar o que já existe.”

A obra

Dividida em seis frentes, todas em andamento, a reconstrução da Epig vai transformar a via em um moderno corredor viário, com pistas exclusivas para ônibus e veículos de passeio. A intervenção contemplará cerca de 30 mil motoristas por dia e reduzirá em pelo menos 25 minutos o tempo de viagem dos usuários do transporte público.

Os benefícios serão perceptíveis, principalmente, para quem trabalha nas cidades mais próximas ao Plano Piloto e precisa se deslocar em horários de pico. A manicure Valéria Nunes, 34, conta que leva mais de 1h para chegar ao salão, no Sudoeste. Com a obra, ela acredita que a duração do trajeto será reduzida: “Acho que a obra vai melhorar bastante a situação aqui. Tendo menos tempo no trajeto, será bom demais.”

A farmacêutica Celma Nunes, 46 anos, também pondera que a rotina dos trabalhadores será beneficiada. Ela utiliza o transporte público diariamente para chegar ao Sudoeste e reconhece que os transtornos das obras são necessários para a conquista de um objetivo maior. “Ultimamente estamos tendo transtornos, mas faz parte porque é para a cidade fique melhor e nos acolha mais”, afirma. “Com a obra terminada, a gente vai ter mais tempo, mais qualidade de vida, vamos gastar menos tempo de casa para o trabalho.”

Com Informações da Agência Brasília

Fonte Original

Matéria Anterior

Chamas atingem dois carros em estacionamento no Guará II

Próxima Matéria

DF compartilha experiência em monitoramento de feminicídios com magistrados no Rio Grande do Sul

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share