Pesquisadoras que marcaram a história da ciência no Distrito Federal serão homenageadas

O prêmio presta homenagem especial a três mulheres que deixaram marcas profundas na pesquisa do Distrito Federal e continuam inspirando novas gerações de cientistas: Mercedes Bustamante, Maria Sueli Felipe e Rose Monnerat. A homenagem integra a série documental da FAPDF Memória Científica do DF, iniciativa que reconhece pesquisadores e pesquisadoras cuja trajetória ajudou a consolidar o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação da capital.

Mercedes Bustamante

Bióloga e professora titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), Mercedes Bustamante é referência em ecologia e mudanças ambientais globais no Brasil. Sua pesquisa sobre o Cerrado e sustentabilidade ambiental impactou políticas públicas e ações de conservação em todo o país. Membro da Academia Brasileira de Ciências, Mercedes também consolidou parcerias históricas com a FAPDF, que apoiou diversas etapas de sua produção científica.

Maria Sueli Felipe

Professora da Universidade Católica de Brasília (UCB) e aposentada do Instituto de Biologia da UnB, Maria Sueli Felipe se destacou nas áreas de micologia, biotecnologia e biodiversidade. Pioneira no estudo de fungos e microrganismos no Centro-Oeste, ajudou a consolidar a UnB como referência nacional em biologia, formando gerações de cientistas e incentivando a presença feminina na ciência.

Rose Monnerat

Pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat é doutora em genética e biologia molecular e referência nacional em bioinsumos e controle biológico. Sua pesquisa contribuiu para soluções sustentáveis na agricultura, reduzindo o uso de agrotóxicos e valorizando a biodiversidade brasileira. Com uma carreira voltada à inovação e à sustentabilidade, Rose representa o compromisso da pesquisa pública com um futuro mais equilibrado e tecnológico.

Para o diretor-presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, a homenagem reflete o compromisso da Fundação em reconhecer o papel transformador da ciência e o protagonismo das mulheres: “Celebrar essas três pesquisadoras é reconhecer o impacto humano e social da ciência e manter viva a nossa missão”, destacou.

Os episódios da série Memória Científica do DF com as homenagens podem ser assistidos nos links dedicados a cada pesquisadora:

  • Mercedes Bustamante
  • Maria Sueli Soares Felipe
  • Rose Monnerat

Com informações da FAPDF

Fonte Original

Matéria Anterior

Inscrições para estudar na rede pública do DF em 2026 seguem abertas até 31 de outubro

Próxima Matéria

CPI visita Escola Classe Guariroba após Ibama negar licença para termelétrica

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share