Detran alerta para evitar golpe no IPVA – Portal Goiás

sede do Detran GOsede do Detran GO
Golpe no IPVA e Licenciamento já fez 170 vítimas em Goiás, alerta o Detran-GO (Foto: Detran-GO)

Mais de 170 goianos denunciaram à Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) terem sido vítimas de golpe no IPVA e Licenciamento neste ano. A prática criminosa tende a aumentar com a proximidade do prazo de pagamento dos tributos de quase três milhões de veículos.

O Licenciamento Anual, que teria vencimento em 15 de outubro, teve o prazo prorrogado para 31 de outubro. Com isso, o alerta é redobrado: criminosos aproveitam o momento de pressa e desatenção para aplicar fraudes e enganar motoristas.

Prorrogado prazo para pagamento do IPVA 2025: confira como gerar boleto

Segundo os relatos feitos ao órgão, os golpistas entram em contato por WhatsApp, e-mail ou redirecionam as vítimas para sites falsos após buscas em plataformas online. Em alguns casos, os prejuízos ultrapassaram R$ 5 mil.

Boletos oficiais só nos canais do Detran-GO

As formas oficiais de pagamento são via boleto bancário ou Documento Único de Arrecadação (DUA), disponíveis apenas no aplicativo Detran GO ON ou no site do Detran. Também é possível pagar por PIX, mas é fundamental conferir o CNPJ: 02.872.448/0001-20.

O presidente do Detran-GO, delegado Waldir, alerta: “O dinheiro que vai para o bandido não volta mais”. Ele reforça a importância de buscar apenas canais oficiais para emissão de boletos. Em negociações com empresas credenciadas, é possível parcelar os débitos no cartão de crédito.

Como evitar o golpe no IPVA e Licenciamento

Quem foi vítima deve registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e também pode denunciar o golpe na Ouvidoria do Detran-GO pelo Portal Expresso. A autarquia tem reforçado os alertas sobre esse tipo de crime.

A Diretoria de Tecnologia da Informação monitora e denuncia diariamente sites e perfis falsos que simulam os canais do órgão. A recomendação é sempre digitar o endereço oficial no navegador e evitar clicar em anúncios patrocinados nos buscadores.

“Orientamos os usuários a jamais clicarem em links de páginas patrocinadas”, reforça o delegado Waldir.

Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – Governo de Goiás

Créditos do Conteúdo

Matéria Anterior

Projeto prevê capacitar profissionais para lidar com crianças com TEA em espaços infantis

Próxima Matéria

Projeto oferece aulas gratuitas de guitarra para alunos da rede pública e do ensino especial no DF

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share