A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) realiza até sexta-feira (7) uma série de aulões gratuitos para motivar e preparar emocionalmente os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. As atividades ocorrem sempre às 14h30 nas unidades do CEU das Artes e nas Praças dos Direitos, equipamentos públicos que funcionam como espaços de apoio aos jovens.
A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação (Idecace) e ganha destaque nesta semana, já que a primeira fase do Enem será aplicada nos dias 9 e 16 de novembro.
Pedro Henrique Carvalho, de 16 anos, estudante do Cemi Taguatinga, destaca a importância do apoio emocional durante a preparação: “É a primeira vez que vou fazer o Enem, e acho que os aulões estão me deixando mais tranquilo e preparado — tanto pelas dicas de estudo quanto pelo apoio emocional. O CEU das Artes está sendo um ponto de referência nesse momento”.
Além das atividades presenciais, o projeto oferece cursos online gratuitos para os participantes, com matrículas disponíveis no dia dos aulões ou pelo site do Idecace.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, os aulões reforçam o compromisso da pasta com a educação pública e o futuro dos jovens: “O trabalho realizado pelo CEU das Artes e pelas Praças dos Direitos garante não só o aprendizado dos conteúdos, mas também o apoio emocional necessário para enfrentar os desafios da vida com confiança e tranquilidade”.
A coordenadora do CEU das Artes de Ceilândia Norte, Renata Mancinelli, ressaltou que os estudantes têm se mostrado mais seguros e confiantes após os encontros: “Percebemos uma melhora significativa na autoestima e no preparo emocional dos participantes. Eles estão mais conscientes de seu potencial”.
Confira a programação dos aulões:
- Terça (4) – 14h30 | CEU das Artes Recanto das Emas – Tema: Foco e persistência: o segredo dos que chegam lá
 - Quarta (5) – 14h30 | CEU das Artes QNR 02 (Ceilândia Norte) – Tema: A prova é só o começo: estudando para mudar sua história
 - Quinta (6) – 14h30 | Praça dos Direitos Itapoã – Tema: Transforme pressão em motivação: aprendendo a crescer com desafios
 - Sexta (7) – 14h30 | Praça dos Direitos QNN 13 (Ceilândia Norte) – Tema: O conhecimento é o seu maior poder
 
Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)