Adasa realiza audiência pública sobre indicadores de serviços de água e esgoto no DF

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) promoveu nesta quinta-feira (2) audiência pública para discutir a minuta de resolução que estabelece indicadores operacionais para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no DF. A iniciativa segue a Norma de Referência nº 9/2024 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O evento ocorreu no auditório Humberto Ludovico, sede da Adasa, com transmissão por videoconferência, e contou com a participação de mais de 50 pessoas, incluindo usuários, representantes de órgãos públicos, prestadores de serviços e sociedade civil, garantindo amplo controle social.

A sessão foi presidida pelo superintendente de Abastecimento de Água e Esgoto da Adasa, Rafael Mello, e contou com a presença de autoridades da Agência, assessores jurídicos e representantes da Ouvidoria. Durante a audiência, o regulador Fábio Diniz apresentou os principais pontos da minuta, destacando indicadores que nortearão a avaliação da qualidade e eficiência dos serviços no DF.

O documento prevê parâmetros como índices de atendimento e cobertura de água e esgoto, perdas na distribuição, análises de qualidade (como coliformes e DBO), ocorrência de intermitências, micromedição e macromedição, tempo médio de reparo de extravasamentos de esgoto e registros de reclamações de usuários. Além disso, estabelece metas progressivas, verificação anual dos indicadores e práticas de transparência, incluindo a publicação de relatórios amplamente divulgados na internet.

“A importância desta resolução está em modernizar a gestão, aprimorar a eficiência e promover alinhamento com as diretrizes nacionais, fortalecendo o sistema em âmbito nacional”, destacou Diniz.

A superintendente de Regulação da Caesb, Aline Batista, apresentou sugestões da concessionária, ressaltando a necessidade de indicadores claros para a melhoria contínua dos serviços. Todas as contribuições, inclusive das demais partes participantes, serão disponibilizadas no site da audiência pública.

A Adasa receberá contribuições ao texto da minuta até 5 de outubro pelo e-mail AP-004-2025@adasa.df.gov.br. Após o período de consulta, a versão final da resolução será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), estabelecendo parâmetros objetivos para a regulação, fiscalização e aprimoramento dos serviços, promovendo mais qualidade, eficiência e segurança para a população.

Com informações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal

Fonte Original

Matéria Anterior

Adoção de animais abandonados dará desconto no IPTU

Próxima Matéria

GOVERNO DE VALPARAÍSO INICIA CAMPANHA OUTUBRO ROSA COM ABERTURA NO CIAM

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share