Avança na CSA proposta que garante prioridade no atendimento a pessoas com TEA

Avança na CSA proposta que garante prioridade no atendimento a pessoas com TEA

O texto prevê medidas como capacitação de servidores, criação de protocolos específicos de atendimento e adoção de selos identificadores de prioridade nos processos administrativos

A Comissão de Saúde (CSA) aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei nº 1469/2024, de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD). A proposta assegura prioridade no atendimento e na tramitação de processos administrativos que envolvam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos órgãos e entidades públicas do Distrito Federal.

O texto também estende essa prioridade a empresas prestadoras de serviços públicos, instituições financeiras e à Defensoria Pública do DF. Além disso, prevê medidas como capacitação de servidores, criação de protocolos específicos de atendimento e adoção de selos identificadores de prioridade nos processos administrativos.

Em sua justificativa, Robério Negreiros ressaltou a importância da medida para promover inclusão e dignidade. “As pessoas com TEA frequentemente enfrentam desafios significativos em sua vida cotidiana, incluindo dificuldades de comunicação e interação social. Essas barreiras podem se agravar diante da burocracia dos órgãos públicos. Ao garantir prioridade, estamos reconhecendo essa vulnerabilidade e buscando mitigar seus impactos”, afirmou.

Segundo o relator da matéria na Comissão de Saúde, deputado Pastor Daniel de Castro (PP) (foto), a iniciativa é “oportuna e socialmente relevante, pois busca garantir maior efetividade e celeridade no atendimento às pessoas com TEA e seus familiares”. Ele destacou que o projeto contribui para consolidar uma cultura de respeito e acolhimento no serviço público distrital.

Negreiros também destacou que a proposta está alinhada à Constituição Federal e à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, pois ambos estabelecem o princípio da igualdade e a proibição de discriminação em razão de deficiência. “A implementação deste projeto assegura que pessoas com TEA tenham acesso facilitado e igualitário aos serviços públicos, respeitando sua dignidade e promovendo a inclusão social”, reforçou.

 

Identificação de prematuridade na certidão de nascimento

Os distritais da CSA ainda deram parecer favorável ao Projeto de Lei nº 1764/2025, que também foi proposto por Robério Negreiros. A medida torna obrigatória a inclusão da informação de a criança ser prematura na certidão de nascimento emitida no DF. O texto prevê que a informação deverá indicar o peso ao nascer e a idade gestacional, quando disponíveis.

Segundo o autor, a medida tem como objetivo facilitar o acompanhamento médico, o planejamento de cuidados e a implementação de políticas públicas específicas para crianças prematuras. A informação deverá constar de forma clara e destacada no documento.

Na justificativa, Robério Negreiros destacou a relevância da proposta diante dos índices de prematuridade no Brasil. 
“A prematuridade é uma condição que afeta uma parcela significativa de nascimentos no DF e no Brasil, sendo responsável por elevada morbidade e mortalidade infantil. Aproximadamente 12% dos bebês nascem com menos de 37 semanas de gestação. Somos o 10º país no ranking mundial, com cerca de 330 mil famílias por ano passando por essa desafiadora jornada”, afirmou.

O parlamentar argumenta ainda que a proposta busca facilitar o acesso a políticas públicas específicas, como programas de acompanhamento do desenvolvimento, vacinação, assistência social e orientações médicas.

As propostas avançaram com votos favoráveis dos deputados Pastor Daniel de Castro (PP), Jorge Vianna (PSD) e Dayse Amarilio (PSB). Com a aprovação, seguem para análise nas demais comissões antes de serem votadas em Plenário. A reunião ordinária da Comissão de Saúde pode ser assistida na íntegra pelo YouTube da CLDF.
 

 

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

PMDF recupera materiais furtados em uma construtora em Sobradinho

Próxima Matéria

População e comerciantes de Ceilândia podem tirar dúvidas sobre a nova Luos

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share