Cartórios poderão ser obrigados a informar casos de violência financeira contra idosos

Cartórios poderão ser obrigados a informar casos de violência financeira contra idosos

A Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou uma proposta que visa coibir atos de violência patrimonial e financeira contra idosos. A votação ocorreu nesta quarta-feira (12).

O projeto de lei 1.563/2025, de autoria do deputado Hermeto (MDB), exige que cartórios comuniquem suspeitas de violência contra idosos em atos praticados perante notários e registradores. Os fatos deverão ser informados imediatamente para a Defensoria Pública, a Polícia Civil e o Ministério Público.

A proposta destina-se principalmente a casos de antecipação de herança; movimentação indevida de contas bancárias; venda de imóveis; tomada ilegal; mau uso de ocultação de fundos, bens ou ativos; e qualquer outra hipótese de exploração inapropriada ou ilegal de recursos financeiros ou patrimoniais sem o devido consentimento do idoso.

Além de tratar da conduta dos cartórios, a proposta estabelece medidas adicionais de segurança a serem adotadas por instituições financeiras, entre elas:

•    Disponibilizar canais de comunicação específicos para denúncias de abusos financeiros contra idosos, com garantia de sigilo e apoio na resolução dos casos;

•    Emitir alertas automáticos para titulares de conta de idosos em caso de movimentações financeiras atípicas, tais como saques ou transferências incomuns;

•    Promover campanhas e materiais educativos sobre os direitos dos idosos e os sinais-de abuso financeiro.

“A violência patrimonial e financeira pode ter consequências devastadoras para a vida dos idosos, incluindo a perda de bens, a insegurança financeira, a depressão, o isolamento social e a diminuição da qualidade de vida. Em muitos casos, a violência se inicia dentro da própria família, o que torna a situação ainda mais complexa”, afirma o deputado Hermeto.

“A prevenção é a forma mais eficaz de combater a violência contra idosos. É fundamental que a sociedade esteja atenta aos sinais de alerta, que os idosos sejam informados sobre seus direitos e que existam mecanismos de denúncia e apoio às vítimas”, defende o parlamentar.

O relator do projeto, deputado Martins Machado (Republicanos), ressalta que “esse tipo de violência é crescente e subnotificado, o que reforça a necessidade de medidas preventivas e mecanismos eficazes de fiscalização, além da atuação conjunta entre órgãos públicos, servidores do sistema notarial e instituições financeiras”.

Agora, a proposta será analisada por outras comissões da Câmara Legislativa. Ao todo, a Comissão de Assuntos Sociais aprovou 28 projetos de lei, entre eles:

•    Projeto de Lei nº 600/2023, de autoria da deputada Paula Belmonte, que altera a Lei nº 3.952, de 16 de janeiro de 2007, para autorizar a criação do Banco de Milhas do Poder Executivo do Distrito Federal, para doação aos atletas e paratletas do DF, e dá outras providências;

•    Projeto de Lei nº 681/2023, de autoria do deputado Roosevelt, que institui e inclui, no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal, o Dia da Mulher Síndica, a ser comemorado em 30 de março de cada ano;

•    Projeto de Lei nº 1369/2024, de autoria da deputada Paula Belmonte, que institui a Política de Estímulo para Inserção de Jovens Aprendizes Autistas no Mercado de Trabalho no âmbito do Distrito Federal e dá outras providências;

•    Projeto de Lei nº 1541/2025, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa, que institui o Selo Empresa Promotora da Saúde e da Segurança do Trabalhador, destinado às empresas de qualquer tipo, ramo e porte que promovam ações e iniciativas internas de reconhecimento e valorização do trabalhador no ambiente de trabalho, no âmbito do Distrito Federal.

A votação completa está disponível no YouTube da TV Câmara Distrital.
 

 

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Ação de saúde bucal leva atendimento aos pacientes da UPA do Recanto das Emas

Próxima Matéria

Top of Mind 2025 celebra 25ª edição e reafirma força das marcas brasiliense

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share