CEOF chancela projeto que limita descontos a servidores endividados

CEOF chancela projeto que limita descontos a servidores endividados

Reunião também confirmou transferência de orçamento da Defensoria Pública do DF a conselho da categoria

A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da CLDF aprovou o projeto de lei 604/2023, de iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania). A proposta visa alterar a Lei 7.239/2023 a fim de “não deixar margem de dúvidas”, de acordo com a justificativa, quanto aos descontos nas contas correntes e salário dos servidores públicos do Distrito Federal. Com isso, pretende-se garantir o recebimento de um valor que garanta a subsistência.

O texto veda às instituições financeiras descontar do servidor público do DF um percentual superior ao previsto na Lei Complementar 840/2011 ou no Decreto Federal 8.690/2016. A primeira legislação estabelece o limite mensal de 40% da remuneração, subsídio ou proventos; já o decreto determina que consignações não podem exceder o valor de 35% dos ganhos do servidor ou pensionista.

O projeto aponta sanções do Código de Defesa do Consumidor para descontos acima do estipulado. Além disso, explicita que as instituições financeiras não podem negar o cancelamento de autorização de desconto.

Defensoria Pública

No encontro, os membros da Comissão também votaram favoravelmente pelo projeto de lei 1119/2024, proposto pela Defensoria Pública do Distrito Federal. Caso seja sancionado, a Defensoria terá autorização para transferir, anualmente, o valor de R$ 50 mil para custeio do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).

Para tanto, a instituição deverá repassar o valor por meio de convênio específico, a partir de seu orçamento próprio. A cifra será atualizada de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, acumulado nos 12 meses anteriores à transferência.

Ambas as proposições ainda precisam tramitar no plenário da CLDF antes de serem encaminhadas para apreciação do governador do DF e passam a valer a partir da data da publicação.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Tribunal de Contas do DF terá Diário Oficial Eletrônico 

Próxima Matéria

Justiça dos EUA proíbe temporariamente Trump de demitir diretora do Fed

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share