Circuito de Ciências 2025 destaca protagonismo da EJA e participação inédita do sistema prisional

A Secretaria de Educação do DF realizou a etapa final do Circuito de Ciências 2025, premiando projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o tema “Água para quê?”, os trabalhos abordaram o uso, a importância e os desafios relacionados ao recurso natural, com foco em soluções reais para as comunidades.

Um dos destaques foi a participação inédita de alunos do sistema prisional, representados pelo CED 01 de Brasília. Eles receberam prêmios por iniciativas voltadas ao tratamento e melhoria da água dentro do presídio, reforçando o papel inclusivo da educação científica.

Entre os primeiros colocados, projetos de filtração caseira, desinfecção da água, captação de chuva e consumo consciente mostraram criatividade, consciência social e aplicação prática. As propostas vencedoras partiram de realidades locais, como comunidades que dependem de poços, e ofereceram alternativas simples e econômicas para acesso à água potável.

A edição de 2025 reafirmou o potencial transformador do Circuito, unindo ciência, cidadania e compromisso com as necessidades das populações mais vulneráveis.

Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)

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