CLDF aprova projeto de lei que determina direito à iluminação aos pedestres

Os deputados distritais aprovaram, na tarde desta terça-feira (23), o projeto de lei 1477/24, que dispõe sobre o direito do pedestre à iluminação pública em abrigos e paradas de ônibus, passarelas, passagens subterrâneas e faixas de pedestres no Distrito Federal. O projeto foi aprovado em segundo turno e segue agora para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

O projeto de lei aprovado obriga o Poder Executivo do Distrito Federal a assegurar aos pedestres iluminação pública em abrigos, paradas de ônibus, passarelas, passagens subterrâneas e faixas de pedestres. O PL também prevê a possibilidade de instalação e manutenção de iluminação pública em abrigos, passarelas e passagens subterrâneas como contrapartida à concessão de espaços de publicidade.

O autor do projeto de lei, deputado Max Maciel (PSOL), explica a importância da medida para a segurança pública. “Pesquisas demonstram que a ocorrência de delitos está notoriamente concentrada em abrigos e paradas de ônibus. Na fiscalização realizada pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), constatou-se a situação absurda de que nenhuma das passarelas possui iluminação específica, dependendo exclusivamente da luz insuficiente fornecida pelos postes voltados para a rodovia. Esse tipo de iluminação, direcionada ao tráfego de veículos, gera áreas de sombra nas passarelas e nos abrigos de passageiros, impondo risco de acidentes e crimes, especialmente para pedestres que circulam à noite”, observa Max Maciel na justificativa do projeto de lei.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Vídeo mostra gritos de passageiros após avião ser atingido por granizo em SC

Próxima Matéria

Após mundial de Caio Bonfim, deputados cobram melhorias em estádios do DF

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share