CLDF debate atualização da Política de Regularização de Terras Públicas Rurais

CLDF debate atualização da Política de Regularização de Terras Públicas Rurais

Foto: Carolina Curi/Agência CLDF

O presidente da Comissão de Produção Rural e Abastecimento, deputado Pepa, defende o reconhecimento da ancianidade da ocupação como critério de desconto no valor da terra nua

A Comissão de Produção Rural e Abastecimento (CPRA) da Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, no próximo dia 18 de setembro, às 15h, no Plenário, uma Comissão Geral para debater o Projeto de Lei nº 1787/2025, que trata da atualização da Política Pública de Regularização de Terras Públicas Rurais.

O projeto visa atualizar a Lei nº 5.803/2017, que estabelece diretrizes para a regularização de áreas pertencentes ao Distrito Federal ou à Terracap. A proposta busca adequar o marco legal às novas demandas de regularização, especialmente em relação às glebas urbanas com características rurais, realidade cada vez mais presente em regiões do DF.

Segundo a Comissão de Produção Rural e Abastecimento (CPRA), a iniciativa possui relevância social, econômica e jurídica, ao proporcionar segurança fundiária a milhares de famílias e fortalecer a produção agrícola local.

No entanto, os parlamentares defendem a necessidade de aprimorar o texto, em especial com a inclusão de uma emenda específica de autoria do Presidente da Comissão, o deputado Pepa (PP): o reconhecimento da ancianidade da ocupação como critério de desconto no valor da terra nua. A medida, segundo o Presidente, busca garantir justiça social, valorizando a permanência histórica de famílias que ocupam e produzem nessas áreas há décadas.

“Esse projeto é um marco para a política de regularização do Distrito Federal. Com a emenda que apresentamos, buscamos garantir justiça social, reconhecendo o direito das famílias que ocupam e produzem nessas áreas há décadas. Não se trata apenas de regularizar terras, mas de assegurar dignidade, segurança jurídica e a continuidade da produção rural que alimenta nossa cidade”, afirmou o deputado Pepa.

A expectativa é de que a Comissão Geral reúna parlamentares, produtores rurais, representantes do governo e da sociedade civil, para um amplo debate sobre os impactos e as melhorias necessárias no projeto.

* Com informações da assessoria de imprensa da Comissão de Produção Rural e Abastecimento

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Paciente com câncer realiza sonho de casar durante internação em hospital em Natal

Próxima Matéria

Presidente da CEB, Edison Garcia recebe título de cidadão honorário de Brasília

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share