CLDF entrega título de cidadão para diretor do Sesc-DF Valcides de Araújo

O diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc-DF), Valcides de Araújo Silva, recebeu, nesta terça-feira, o Título de Cidadão Honorário de Brasília. A homenagem, de iniciativa do deputado Wellington Luiz (MDB), foi realizada no plenário da Câmara Legislativa.

Wellington Luiz lembrou da origem do homenageado. “O título de cidadão é uma das homenagens mais importantes. Por isso não podemos banalizar isso e você personaliza essa importância, da concessão desse título”, afirmou. O senhor foi uma unanimidade nesta Casa.”

“Eu nunca imaginei que esse dia chegaria. Esse profissional que hoje se dedica muito, começou a ser forjado na Constituinte de 1988, quando comecei a trabalhar com o senador Rômulo Barbosa”, iniciou seu discurso. “Estava em um evento com ele e me apresentou o deputado Sandro Mabel [atualmente prefeito de Goiânia]. Estava chegando, naquele tempo, os telefones celulares, e começou a tocar e me deram, e eu não sabia atender. Ele tinha acabado de dizer que era o máximo, mas eu não sabia nem atender um telefone”, recordou com bom-humor. “O doutor Rômulo me disse para eu nunca desistir e eu não desisto fácil.”

O diretor lembrou, ainda, da origem humilde de seus pais, membros do Sistema S, entre outros familiares.

“Me leva ao amor a Brasília pela figura do Juscelino [Kubistchek], sobretudo, pela dificuldade. Para mim é um espelho a história e a biografia dele”, afirmou ao lembrar que um patrão de seu pai sugeriu a ida da família para o Distrito Federal. “‘Essa cidade terá uma boa educação’, disse ele. E foi atrás de educação que viemos para Brasília. Estudei nas escolas classes construídas pelo Anísio Teixeira.”

Parlamentares

Outros parlamentares, como Max Maciel (PSol) e Chico Vigilante (PT) também participaram da homenagem, inclusive, com conto de episódios junto ao Sesc-DF. “Eu sou associado ao Sesc há 20 anos. Minha filha faz tratamento dentário na unidade de Guará, porque lá tem um especialista no caso dela”, destacou Max.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), também compareceu à sessão. “Eu levei ele para trabalhar comigo ainda menino. Mas, naquele tempo, ele já era muito esperto, tanto que casou com a Nara [esposa de Valcides]. Ele sempre teve muita disposição, sempre com muito serviço”, lembrou. “Receber um título como esse é muito importante. Essa é a maior honraria que você vai receber, ainda mais de uma capital como Brasília. Agora, posso dizer que tenho um amigo muito importante.”

Nascido em Umarizal, no Rio Grande do Norte, Valcides de Araújo Silva reside na capital federal desde 1970 e passou boa parte de sua juventude em Ceilândia. Esse fato foi lembrado pelo deputado Chico Vigilante. “Ele brincava ali no poeirão da Guariroba. Hoje, vendo isso, olho para o Valcides e vejo que a periferia venceu”, e brincou: “Hoje, você é mais importante que o [Donald] Trump, porque aqui nós impedimos que o Trump recebesse um título de cidadão, mas você, no dia da votação, foi unanimidade”, completou.

O homenageado também recordou da ida para a cidade. “A gente não tinha água, o esgoto era a céu aberto e era tudo poeira. Eu buscava água no caminhão-pipa e era tanta bagunça que eu só chegava com metade do balde de água. Minha mãe mandava eu voltar para buscar mais, para beber, tomar banho, e o homem do caminhão dizia que eu já tinha pego. de eu respondia: ‘mas derramou e eu preciso de água”.

Serviços à sociedade

Valcides de Araújo Silva é graduado em Direito pelo Centro Universitário Unieuro e pós-graduado em gestão empreendedora de negócios pelo Senac-DF. Sob a sua gestão, a entidade realiza cerca de 5 milhões de atendimentos no Distrito Federal por ano.

“Eu me levanto todos os dias feliz para trabalhar. Em nome dos diretores que aqui estão, queria agradecer aos 1.700 funcionários pela dedicação de sempre entregar mais produtos. Eu fico tão feliz que, quando entrei no Sesc, meu cabelo estava caindo, mas foi trabalhar lá que eles cresceram”, agradeceu. “Tenho certeza que essa cidade ainda me dará muitas conquistas e muitas lembranças, e fazer cada vez mais no Sesc.”

Ocupando o cargo de diretor regional do Sesc-DF, desde 2021, sua carreira inclui passagens pelos cargos de:

  • Diretor de operações do Senac.
  • Assessor da presidência e chefe de gabinete da presidência do Sebrae Nacional.
  • Assessor de orçamento no Congresso Nacional.
  • Membro do Conselho Administrativo da Novacap.
  • Superintendente de articulação institucional e programas do Conselho Nacional do Sesi.
  • De acordo com a proposta do presidente do Legislativo local, a concessão do título de cidadão honorário reconhece a dedicação e o envolvimento de Valcides de Araújo com a comunidade e o desenvolvimento social do Distrito Federal.

Sob sua liderança, o Sesc-DF tem realizado ações voltadas ao bem-estar da população, desenvolvendo programas sociais importantes como:

  • Programas de inclusão social.
  • Atendimento à população idosa.
  • Campanhas de saúde.
  • Oferecimento de serviços em comunidades carentes.
  • Atividades culturais, esportivas, de saúde, turismo e educação.

Fonte Original

Matéria Anterior

Funcionário fica ferido após acidente em esteira de reciclagem na L4 Sul

Próxima Matéria

Programa contra racismo estrutural é aprovado pela CLDF

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share