CLDF homenageia Programa Na Moral e inaugura exposição de integridade

Nesta terça-feira (14), a Câmara Legislativa promove uma sessão solene em homenagem aos professores e responsáveis que conduzem o Programa Na Moral – Educação para a Integridade, implementado no âmbito das escolas públicas e privadas do Distrito Federal. Além do encontro, a Casa inaugura a exposição Heróis da integridade, que detalha o programa. Ambos os eventos são de iniciativa do presidente da Casa, o distrital Wellington Luiz (MDB).

Conforme justifica o presidente em requerimento, o Na Moral “constitui um marco relevante no fortalecimento das práticas educativas voltadas à ética, à cidadania e à construção de uma cultura de integridade no ambiente escolar. Por meio de ações pedagógicas inovadoras, o programa busca formar cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com os valores democráticos, promovendo o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária”.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) conduzem as atividades em parceria. Originário do programa Cidadão contra a Corrupção, que consistia em palestras realizadas por servidores e membros do MPDFT nas escolas do DF, o Na Moral estreitou contato com professores e estudantes e, valendo-se das experiências de integridade mais exitosas nas escolas, da tecnologia social e das metodologias ativas, criou uma didática gamificada, objetivando a formação estratégica de crianças e jovens para a construção de ecossistemas de integridade.

Em 2024, participaram 58 escolas, com cerca de 20 mil estudantes envolvidos no programa e no cumprimento das missões do Na Moral. Entra as missões, destaca-se a criação do herói da integridade, atividade em que os estudantes elaboram coletivamente um desenho, escolhem um nome e escrevem uma biografia de um personagem que simboliza valores como a honestidade, a empatia e o compromisso com o bem comum.

A mostra também apresenta a exposição do Festival de Curtas do Na Moral, composta por cartazes produzidos por estudantes do Ensino Médio. Cada peça exibe um QR code, por meio do qual o público acessa e assiste às obras audiovisuais correspondentes, ampliando a experiência e a reflexão sobre os valores promovidos pelo programa. A organização da mostra foi realizada pelo Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina, sob a coordenação do professor Victor Afonso.

A exposição Heróis da integridade pode ser visitada até 14 de novembro, no hall de entrada da CLDF. 

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Motorista fica ferido após carro colidir contra poste na saída do Lago Norte

Próxima Matéria

Mulher é esfaqueada pelo namorado em tentativa de feminicídio no Recanto das Emas

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share