Com integrantes definidos, CPI do Rio Melchior elege presidente e vice na terça-feira (18)

Com integrantes definidos, CPI do Rio Melchior elege presidente e vice na terça-feira (18)

Poluição do Melchior, que abastece 1,3 milhão de pessoas no DF, ganha destaque na pauta legislativa com instalação de CPI

O Diário Oficial da Câmara Legislativa (DCL) desta sexta-feira (14/3) traz a publicação dos nomes dos cinco integrantes – titulares e suplentes – da comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar a poluição do Rio Melchior. Criada por meio do Requerimento n° 804/2023, a CPI se reúne, extraordinariamente, às 15h da terça-feira (18/3), no plenário da Casa, para eleger presidente e vice.

Os membros do colegiado foram indicados pelos partidos e blocos parlamentares da CLDF. Os titulares são: Paula Belmonte (Cidadania), autora do requerimento da CPI; Gabriel Magno (PT), Joaquim Roriz Neto (PL), Rogério Morro da Cruz (PRD) e Daniel Donizet (MDB). Seus suplentes são, respectivamente: Max Maciel (Psol), Chico Vigilante (PT), Thiago Manzoni (PL), Martins Machado (Republicanos) e Hermeto (MDB).

Apesar de ter sido apresentada em 2023, a CPI do Rio Melchior entrou numa fila junto a outros requerimentos de CPI protocolados e só recebeu sinal verde para ser instalada há um mês, no dia 18 de fevereiro. O objetivo é apurar as responsabilidades pela poluição daquele corpo d’água – situado entre as regiões administrativas de Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. 

O Melchior responde pelo abastecimento de 1,3 milhão de pessoas no Distrito Federal. No entanto, está enquadrado, desde 2014, na classe IV da legislação brasileira, que é a mais permissiva, autorizando que suas águas sejam destinadas aos usos menos exigentes, como o lançamento de efluentes. A situação preocupa a comunidade que mora perto do rio e, também, ambientalistas e tem sido abordada por vários deputados distritais ao longo dos últimos anos.
 

 

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Lançada taxa de fiscalização de recursos hídricos para não prestadores de serviços públicos do DF 

Próxima Matéria

É verdade que a Bíblia proíbe mulheres de trabalhar fora? | Ciência

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share