Comissão acata campanhas sobre doenças e o Dia dos Cuidados Paliativos

A Comissão de Saúde da CLDF deu aval, nesta terça (26), a ações de conscientização que, se sancionadas, passam a valer na esfera distrital. O projeto de lei 1.204/2024, proposto por Wellington Luiz (MDB), estabelece ações para prevenir a sepse neonatal, aquela que acomete bebês no primeiro mês de vida. Na justificativa, o PL fundamenta que essa é a causa de 15 a 24% de todas as mortes de recém-nascidos.

Já o PL 1.536/2025, de iniciativa de Eduardo Pedrosa (União Brasil), institui a campanha de conscientização do Vírus Sincicial Respiratório. A condição também impacta o público infantil, já que é a “principal causa de infecção respiratória em bebês pequenos e crianças com menos de 2 anos”, segundo o texto.

Elogiada pela Comissão, a proposta legislativa 1.655/2025, do parlamentar Fábio Felix (Psol), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal o Dia dos Cuidados Paliativos. Durante a análise, a distrital Dayse Amarilio (PSB) destacou a importância da pauta. “Nós temos um grande desafio de dar dignidade a essas pessoas que precisam dos cuidados paliativos, mas também de alocar recursos na saúde. Muitas vezes um paciente nessa fase fica na UPA e no hospital por meses e nem o paciente tem o tratamento digno, nem se consegue fazer a boa gestão dos leitos na rede”, avaliou.

Por fim, o coletivo também deu aval ao projeto 1.549/2025, de autoria do deputado Iolando (MDB), que institui a Política Distrital de Atenção Integrada ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme lembra a norma, o TDAH afeta cerca de 5% a 8% da população. A iniciativa prevê ações em instituições de ensino; para inserção no mercado; de atenção à saúde; e de apoio a pais e responsáveis.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Escola de Florianópolis participa de Olimpíada Canguru de Matemática

Próxima Matéria

IPASVAL SAÚDE ABRE NOVO CREDENCIAMENTO PARA AMPLIAR REDE DE ATENDIMENTO EM VALPARAÍSO

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share