Conselho define prioridades e planeja ações para fortalecer políticas de gênero no DF

A quinta reunião ordinária do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF), vinculado à Secretaria da Mulher (SMDF), foi realizada nesta segunda-feira (6), na Escola de Governo (Egov), em formato presencial e online. O encontro teve como objetivo definir as principais ações e estratégias voltadas à promoção dos direitos das mulheres na capital do país.

Entre os temas debatidos estiveram a aprovação da ata da 3ª Reunião Extraordinária do CDM-DF 2025, a apresentação do relatório de participação da 5ª Conferência Distrital e Nacional de Políticas para as Mulheres e a definição da Comissão Organizadora e do Grupo de Trabalho responsável por elaborar o Planejamento Estratégico e o Orçamento do CDM-DF 2026.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, destacou a relevância do Conselho na formulação de políticas públicas e na ampliação da participação feminina no desenvolvimento da capital. “A nossa finalidade é debater ações que assegurem a igualdade de gênero e a efetivação dos direitos das mulheres”, afirmou.

O colegiado conta com a participação de órgãos consultivos, como o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), a Câmara Legislativa (CLDF), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Universidade de Brasília (UnB), além de incentivar estudos, debates e pesquisas voltados ao público feminino.

A presidente do Conselho e secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou a importância do diálogo com a sociedade civil. “O Conselho tem um papel fundamental na construção de políticas públicas mais justas e eficazes. É a partir do diálogo com a sociedade civil que conseguimos desenvolver ações que acolhem e fortalecem as mulheres do Distrito Federal. Campanhas como Agosto Lilás e Outubro Rosa ajudam a transformar vidas e ampliam a procura pelos nossos equipamentos de atendimento”, disse.

Criado em 1988, o CDM-DF é um órgão consultivo e deliberativo com a missão de formular e propor diretrizes para ações governamentais voltadas à promoção da liberdade, igualdade de oportunidades e fortalecimento do protagonismo feminino nos âmbitos econômico, social, político e cultural do DF. O colegiado é composto por 12 representantes do poder público, incluindo secretarias da Mulher, Saúde, Educação, Pessoa com Deficiência, Economia, Justiça e Cidadania, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Governo, além da Casa Civil, Defensoria Pública e Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF).

Mais informações sobre o Conselho dos Direitos da Mulher estão disponíveis na rede social do colegiado.

Com informações da Secretaria da Mulher (SMDF)

Fonte Original

Matéria Anterior

Estagiários de direito têm oportunidade de contratação

Próxima Matéria

CLDF celebra professores e técnicos de futebol de projetos sociais nesta segunda (6)

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share