Conselho dos Direitos da Mulher traça metas e planejamento para 2026

A sexta reunião ordinária do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF), vinculada à Secretaria da Mulher (SMDF), foi realizada nesta sexta-feira (7) com o objetivo de definir as principais ações e estratégias para 2026, além de celebrar os avanços alcançados ao longo deste ano na promoção dos direitos das mulheres.

Durante o encontro, foram debatidos temas como a sugestão de alteração na minuta do edital do processo seletivo do CDM-DF 2026, encaminhada pelo Ministério Público, e a aprovação do calendário de reuniões para o próximo ano. Também foram apresentadas propostas de planejamento estratégico e orçamento elaboradas pelo grupo de trabalho do conselho.

“O nosso objetivo é promover ações efetivas e alinhadas com as necessidades reais das mulheres no DF”, declarou a vice-governadora Celina Leão. “É essencial esse debate com a sociedade sobre temas relevantes, que tragam voz, autonomia e proteção para todas.”

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou a importância das políticas públicas na prevenção e enfrentamento da violência de gênero. Segundo ela, o IPEDF, em parceria com a Secretaria da Mulher e a Vice-Governadoria, iniciou uma pesquisa para mapear o perfil sociodemográfico das vítimas de violência doméstica na capital, envolvendo 5 mil pessoas de todas as 35 regiões administrativas do DF.

O CDM-DF tem como atribuição incentivar e apoiar estudos, debates e pesquisas voltados às mulheres, contando com a participação de órgãos como o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Tribunal de Justiça (TJDFT), Câmara Legislativa (CLDF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Universidade de Brasília (UnB).

Criado em 1988, o Conselho dos Direitos da Mulher do DF é um órgão consultivo e deliberativo, responsável por formular diretrizes de ação governamental para garantir liberdade, igualdade de oportunidades e pleno exercício da cidadania feminina nos âmbitos econômico, social, político e cultural. O colegiado é composto por 12 representantes do poder público distrital, incluindo as secretarias da Mulher, Saúde, Educação, Pessoa com Deficiência, Economia, Justiça e Cidadania, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Governo e Casa Civil, além da Defensoria Pública do DF e do IPEDF.

Com informações da Secretaria da Mulher

Fonte Original

Matéria Anterior

E/F Projeto vai ampliar acesso à Justiça por meio de ações itinerantes

Próxima Matéria

BRB convoca mais 40 analistas de TI no primeiro semestre de 2026

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share