Controladoria do DF conquista revalidação de modelo internacional em auditoria

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) conquistou a revalidação do IA-CM — Internal Audit Capability Model (Modelo de Capacidade em Auditoria Interna) no nível 2, consolidando sua atuação na fiscalização e no fortalecimento da gestão pública. O reconhecimento ocorreu durante o Encontro Nacional de Controle Interno, realizado em Goiânia (GO) nos dias 24 e 25 de setembro.

O IA-CM é um modelo internacional utilizado para medir o grau de maturidade e a capacidade das unidades de auditoria interna de órgãos públicos. A revalidação confirma que a CGDF mantém práticas consolidadas e alinhadas a referências globais, reforçando seu compromisso com transparência, integridade e melhoria contínua.

Com a conquista, a CGDF permanece no mesmo patamar da Controladoria-Geral da União (CGU), que também detém o nível 2. Segundo o controlador-geral do DF, Daniel Lima, esse avanço reflete a estruturação sólida dos processos de auditoria interna.

“Atingir e manter o nível 2 no IA-CM significa que a auditoria interna da CGDF está estruturada, com metodologias, planos e processos padronizados. Isso garante maior eficiência e qualidade no acompanhamento da gestão pública e reconhece que a instituição possui processos estáveis e consistentes, capazes de apoiar a tomada de decisão e a prevenção de riscos”, afirmou.

A subcontroladora de Controle Interno da CGDF, Graziella Brunale, destacou que o resultado é fruto de trabalho coletivo e metas bem definidas.

“A revalidação do nível 2 do IA-CM reflete um trabalho técnico e colaborativo. Para 2027, nosso objetivo é alcançar o nível 3, investindo na integração da auditoria interna à gestão estratégica do GDF, no monitoramento dos resultados e em abordagens mensuráveis para decisões mais seguras”, explicou.

A manutenção do nível 2 reforça a credibilidade da CGDF e contribui para a melhoria contínua da administração pública, oferecendo à sociedade maior segurança de que os recursos públicos estão sendo monitorados de forma responsável e técnica.

Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal

Fonte Original

Matéria Anterior

Brasil queimou mais de 185 milhões de hectares de biomas em 38 anos

Próxima Matéria

JOVEM DE VALPARAÍSO CONQUISTA OURO NO DESAFIO APRENDIZES DA MATEMÁTICA

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share