Deputados distritais retomam trabalhos legislativos
Sessão abordou a mensagem do Executivo para 2026 e teve pedidos da oposição para que a Casa investigue a operação entre o BRB e o Banco Master
A Câmara Legislativa do Distrito Federal abriu os trabalhos legislativos de 2026, nesta terça-feira (3), com a realização da primeira sessão ordinária do ano. Para a ocasião, a tradicional mensagem do Executivo foi protocolada pelo Governo do Distrito Federal na Casa.
O texto traz um balanço das realizações referentes a 2025 dividido entre os temas: saúde; segurança pública; economia e desenvolvimento; infraestrutura, desenvolvimento urbano e mobilidade; desenvolvimento social e cidadania; educação e tecnologia; além de cultura, esporte e lazer. Acesse o documento na íntegra.

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), ponderou que a sessão de abertura dos trabalhos foi destinada somente aos deputados, sem a presença do Executivo, ”para que todos pudessem se manifestar livremente”.
Protesto da oposição
Durante a sessão, deputados da oposição fizeram um protesto contra o governador do DF, Ibaneis Rocha. Os distritais oposicionistas defenderam na tribuna a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias envolvendo a operação entre o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master, e pediram o impeachment do governador.
Lideranças
Na sessão ordinária, a bancada do PT comunicou que escolheu o deputado Chico Vigilante como líder e o deputado Ricardo Vale como vice-líder do partido em 2026. Já o deputado Gabriel Magno (PT) foi definido como o novo líder da minoria.
Confira a íntegra da sessão ordinária: