DF avança na vacinação de adolescentes 

Por Larissa Barros

O Distrito Federal tem avançado na vacinação de adolescentes, segundo dados atualizados da Secretaria de Saúde. O monitoramento das coberturas vacinais desse público é focado nas vacinas de HPV, meningocócica ACWY e dengue. Os números mostram que, ao contrário do que se imagina, a procura tem crescido nos últimos anos.

Em 2024, a cobertura do HPV alcançou 81,5% entre meninas e 61,8% entre meninos. Já a meningocócica ACWY registrou 47,5% de adesão. Para a dengue, a primeira dose chegou a 61,2% em outubro de 2025, enquanto a segunda está em 35,8%.

A Secretaria afirma que não houve queda na vacinação desse público. Desde a pandemia, o DF tem observado um aumento contínuo no número de doses aplicadas. O avanço é atribuído principalmente às ações em escolas, parcerias com o Programa Saúde na Escola (PSE) e estratégias extramuros que ampliaram o acesso dos adolescentes às salas de vacina.

Atualmente, o DF não enfrenta desabastecimento dos imunizantes destinados a esse grupo. Todas as vacinas estão disponíveis nas regiões administrativas.

Entre as ações específicas para impulsionar a adesão, o governo destaca a vacinação nas escolas, a Campanha de Multivacinação, realizada de 6 a 31 de outubro, e o aumento do horário de funcionamento das unidades. Também está em curso uma busca ativa de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV, com convocação direta por mensagens, além de campanhas em locais de grande circulação, como aeroporto, rodoviária e feiras.

A pasta reforça que a vacinação atrasada nessa faixa etária pode abrir espaço para surtos de doenças já controladas, como sarampo e meningites. O risco aumenta quando há bolsões de não vacinados, especialmente em ambientes com grande circulação de pessoas, como as escolas.

Até 31 de dezembro, segue em andamento a estratégia de resgate dos não vacinados contra o HPV na faixa de 15 a 20 anos. Paralelamente, o DF mantém ações extramuros com o carro da vacina e busca ativa contínua de indivíduos com doses atrasadas para facilitar a atualização da caderneta e ampliar a proteção coletiva.

Fonte Original

Matéria Anterior

Cartilha mostra cuidados para não cair em golpes

Próxima Matéria

Endereços do Gama ficam sem energia para serviços na rede neste sábado (15)

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share