Em cartaz na CLDF, “Aquilombadas” celebra a arte e a resistência das mulheres afro-uruguaias

Em cartaz na CLDF, “Aquilombadas” celebra a arte e a resistência das mulheres afro-uruguaias

No marco das datas que, neste mês de novembro, lembram a consciência negra e Zumbi dos Palmares e as lutas mundiais das mulheres negras, a Câmara Legislativa inaugurou, na tarde desta segunda-feira (24), a mostra “Aquilombadas: arte, memória e resistência afrodescendente”. Organizada pela Embaixada do Uruguai no Brasil e o coletivo Nzinga Artesanías Étnicas e Mizangas, reúne telas de autoria de Mary Porto Casas, artesanato afro-uruguaio, além do livro “Vozes Negras Escritas”.

A abertura reuniu artistas, ativistas, pesquisadoras e criadoras afro-uruguaias e afro-brasileiras “num encontro, um espaço de diálogo, de afeto e reconstrução”, nas palavras do embaixador Rodrigo Nin Novoa, que destacou “a força histórica das mulheres negras da região”. Ele também lembrou a realização, em Brasília, da Marcha das Mulheres Negras, que este ano teve o tema “Reparação e Bem-viver”.

 

Doutora Jane, embaixador Rodrigo Nin Novoa e Jane Marrocos. Foto: Carlos Gandra

 

Em nome da Câmara Legislativa, a deputada Doutora Jane (MDB) elogiou a realização da jornada “Aquilombadas”, que “enaltece a mulher por meio da arte”, salientando a necessidade de combater “o racismo entranhado na nação brasileira”. Primeira deputada distrital negra em 34 anos de CLDF, a parlamentar falou ainda da “necessidade urgente de mudança desse padrão” e da exigência de “igualdade e respeito”.

Pelo Conselho Curador de Cultura da CLDF, Jane Marrocos acrescentou que a Casa é autora de várias proposições a favor da defesa dos direitos das mulheres, enfatizando que o Brasil é um país extremamente miscigenado.

O evento contou ainda com a participação do coletivo Cuerda Mizanguera. Suas integrantes discorreram sobre vários aspectos da atuação do grupo, em áreas como saúde, cultura, direitos humanos e equidade, entre outros. Após as falas, fizeram uma apresentação do candombe –manifestação cultural afro-uruguaia, caracterizada pelo som de tambores, que mescla música e dança.

A exposição “Aquilombadas” fica aberta à visitação gratuita, no Espaço Cultural Athos Bulcão da Câmara Legislativa, até a próxima quarta-feira (26), das 9h às 19h.

Veja mais fotos no Flickr da Agência CLDF de Notícias.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Cadastro para ingressos gratuitos da corrida de reinauguração do Autódromo de Brasília abre nesta terça-feira (25)

Próxima Matéria

Solenidade marca início do XVIII Curso de Operações Especiais no Bope

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share