Equipes iniciam concretagem e instalação de bloquetes nas novas calçadas da W3 Norte

As quadras 700 da Asa Norte passam por ampla reforma das calçadas que dão acesso aos comércios locais, com foco em acessibilidade, paisagismo e reorganização dos estacionamentos. Os trabalhos, na fase final de concretagem e preparação para o assentamento de bloquetes, integram a reforma da W3 Norte, entre as quadras 713 e 716, com investimento de R$ 4,25 milhões, segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF).

O projeto contempla 42 mil m² de novas calçadas acessíveis, 17 mil m² de áreas verdes, 1.368 vagas para veículos, 229 para motos e 135 para bicicletas. Serão plantadas 226 árvores, instaladas travessias elevadas, rampas de acessibilidade e pavimento intertravado, garantindo melhor drenagem superficial e reorganizando os estacionamentos, com calçadas rebaixadas para facilitar o acesso às lojas.

“Readequamos todas as calçadas onde não havia passagem para cadeirantes, adaptamos rampas e facilitamos o carregamento de mercadorias, além do trânsito de veículos de manutenção”, afirma Adoney de Jesus, engenheiro da SODF responsável pela obra. Segundo ele, o uso do pavimento intertravado melhora a infiltração da água e reduz alagamentos na região.

A reforma também enfrentou desafios, como furtos de fiação elétrica que deixaram alguns trechos sem iluminação. “A CEB realizou reparos, e nas últimas semanas conseguimos resolver boa parte dos problemas”, informa Adoney.

Comerciantes acompanham a execução da obra e esperam melhorias significativas. Rita Regina da Silva, dona de um brechó na 715 Norte, afirma: “Vai ficar bem melhor, não só a calçada, mas com paisagismo e drenagem. Aqui, quando chove, vira uma piscina. As expectativas são boas, e a gente torce para que tudo fique pronto logo”. Para Fernando Freitas, outro comerciante da quadra, as mudanças vão atrair mais clientes: “É barulhento, mas faz parte. Antes alagava muito; agora isso vai mudar”.

A reforma reforça o compromisso do GDF com acessibilidade, segurança, mobilidade e qualidade estética, promovendo mais conforto para pedestres e comerciantes da Asa Norte.

Com informações da Agência Brasília

Fonte Original

Matéria Anterior

Banco de leite do HRSM recebe certificação da Fiocruz por qualidade e segurança

Próxima Matéria

Câmara comemora os 50 anos da Sociedade Esportiva do Gama nesta segunda (10)

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share