Faixa Azul para motociclistas poderá ser implantada no DF em breve

O Distrito Federal poderá iniciar a fase de testes da utilização da Faixa Azul para motociclistas em breve, só falta a autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A experiência deverá começar pelo Eixo Monumental e depois ser estendida para outras vias. As novidades foram compartilhadas durante reunião técnica da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa, na tarde desta quarta-feira (22).

A reunião foi promovida pela Comissão para debater medidas de segurança, infraestrutura, valorização da vida no trânsito e implementação de uma faixa preferencial para motos nas vias do DF. O encontro reuniu especialistas, pesquisadores, entregadores e representantes de associações de motociclistas.

De acordo com o presidente da CTMU, deputado Max Maciel (Psol), de janeiro a abril de 2025, 27 motociclistas perderam a vida em sinistros de trânsito no DF. “A gente defende a implementação da Faixa Azul, mas de forma estudada e consciente. É importante começar com um projeto-piloto, em uma via específica, avaliando resultados e ajustes necessários, para depois expandir para o restante do DF. Assim garantimos que a iniciativa realmente traga mais segurança e não novos riscos para quem está nas ruas todos os dias”, argumenta o distrital.

Durante o encontro, técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), responsável pela implantação da Faixa Azul na capital paulista, apresentaram os resultados obtidos com o projeto naquela cidade. O diretor de planejamento da CET – SP, Ivan Carvalho de Moraes, explicou que os testes com a Faixa Azul estão sendo realizados há alguns anos. Segundo ele, pesquisas realizadas indicam grande aceitação geral de motociclistas, motoristas de carros e população em geral ao projeto.
 

O gestor de trânsito da (CET – SP), José Júlio Rebelo, informou que a experiência proporcionou a redução de 20% no número de sinistros com vítimas sérias e mortas nos trechos com Faixa Azul. Hoje, segundo nele, a capital paulista conta com 232 km de Faixa Azul implantados e a meta é implantar mais 200 km até 2028. A Faixa especial conta com largura total de 1,20 metros, sendo 1,10 de área útil e uma das vantagens apontadas é o aumento do campo de visibilidade para os motorista de veículos. 

Projeto pronto para ser implantado

De acordo com o analista de planejamento urbano e infraestrutura do Detran, Hudson Carré, o projeto piloto da Faixa Azul no DF já está pronto para ser implantado e aguarda apenas o sinal verde da Senatran. O projeto foi elaborado por uma comissão que contou com técnicos do Detran, DER e secretaria de Mobilidade. De acordo com ele, a proposta é começar a experiência pelo Eixo Monumental e algumas outras vias do DF, que ainda serão definidas pelo DER). Para ele, o próximo passo é pensar numa comissão de implementação e monitoramento da experiência. 

 

O deputado Fábio Felix (Psol), autor de projeto aprovado em 2023 que institui diretrizes para a implantação de faixas específicas para motos no DF, disse que o foco já era a experiência paulista e que o mais importante é assegurar a segurança e a integridade dos motociclistas.

Representantes da associação de trabalhadores e motoristas de aplicativos do DF e Entorno, presentes na reunião manifestaram apoio à Faixa Azul. Geisiele das Neves defendeu a implantação para dar mais segurança no trânsito para os motociclistas. E Abel dos Santos, considerou a experiência de São Paulo importante e que precisa ser levada para outros locais. Ele também apontou o monitoramento da velocidade das motos como medida preventiva para evitar acidentes.

Ricardo Sérgio de Oliveira, diretor de projetos viário da Semob, acredita que a experiência será positiva para o DF.
 

 

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Equipe de brigadistas resgata jiboia em Taguatinga Sul

Próxima Matéria

Chuvas no DF acendem alerta para risco de picadas de escorpião

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share