GDF apresenta Plano Distrital de Combate à Violência Contra a Mulher

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, nesta quinta-feira (18), o Plano Distrital de Combate à Violência contra a Mulher, consolidando um avanço estratégico na proteção e no acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito durante a reunião da Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, realizada na Secretaria da Mulher (SMDF).

Previsto na Lei nº 14.899/2024, o plano reúne metas, ações e projetos estratégicos voltados à prevenção e ao enfrentamento da violência doméstica, familiar e de outras formas de violência que atingem mulheres e meninas, incluindo violência sexual, patrimonial, institucional e violência política de gênero. O documento reforça o compromisso do GDF em ampliar a efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres em todo o Distrito Federal.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos da rede de proteção. “A mulher que vive uma situação de violência encontra acolhimento e escuta qualificada em toda a nossa rede, com profissionais capacitados e preparados para orientar e proteger. Esse apoio é decisivo para romper ciclos de violência e reconstruir trajetórias”, afirmou.

A reunião contou com representantes das secretarias de Educação (SEEDF), Justiça e Cidadania (Sejus-DF), Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Pessoa com Deficiência (SEPD) e Segurança Pública (SSP-DF), além da Polícia Civil, do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros Militar do DF. A integração entre os órgãos permite respostas mais rápidas, humanizadas e eficientes às mulheres em situação de violência.

O plano também enfatiza a prevenção e o empoderamento feminino, buscando reduzir vulnerabilidades e promover a autonomia das mulheres. Dados do Observatório de Violência contra a Mulher e Feminicídio mostram que, apenas no primeiro semestre de 2025, foram prestados 24.983 atendimentos psicossociais e acolhidas 11.226 mulheres em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal.

Para Adjalma Dias, diretor de Gestão Estratégica da SSP-DF, o plano representa um avanço significativo. “Esse plano vem dar uma resposta para todos os tipos de violência. Temos muitas iniciativas de combate a esse crime contra a mulher no Distrito Federal”, destacou, ressaltando o esforço contínuo do GDF em proteger e amparar as mulheres da capital.

Com informações da Secretaria da Mulher

Fonte Original

Matéria Anterior

Lei garante abono de ponto no aniversário para servidores do DF

Próxima Matéria

Space Today 2025 transforma Brasília em palco da ciência e da inovação com quatro dias de experiências gratuitas

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share