Inscrições abertas para o programa Nosso Parlamento – Prêmio A Voz da Juventude

Inscrições abertas para o programa Nosso Parlamento – Prêmio A Voz da Juventude

As inscrições para o programa Nosso Parlamento – edição Prêmio A Voz da Juventude estão abertas até o dia 23 de março. A iniciativa é uma parceria entre a Escola do Legislativo (Elegis) e a Procuradoria da Juventude (Pejuv) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), voltada para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.

O programa tem como objetivo promover a vivência parlamentar entre os jovens, oferecendo uma experiência prática sobre o funcionamento do Legislativo. Ao todo, serão eleitos 24 jovens deputados, que terão a oportunidade de atuar como parlamentares por um dia, conhecendo de perto os processos democráticos e legislativos. As eleições serão realizadas diretamente nas escolas participantes, com o uso de urnas eletrônicas, simulando um processo real.

A edição deste ano contará com o prêmio A Voz da Juventude, no qual as instituições poderão inscrever redações apresentando uma ideia para uma proposição legislativa. Os textos devem abordar temas de relevância para a juventude do Distrito Federal, como educação, saúde, segurança, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, trabalho, emprego e empreendedorismo. Os três melhores trabalhos serão contemplados por meio de emenda parlamentar destinada pelo procurador Especial da Juventude, deputado Joaquim Roriz Neto.

 

 

“Precisamos despertar no jovem o interesse na discussão política. Trazê-los para dentro do debate como protagonista, dando voz a suas ideias. Esta edição do Nosso Parlamento – Prêmio a Voz da Juventude vai abrir as portas da CLDF para os estudantes do Ensino Médio, para que auxiliem na construção de políticas voltadas a essa importante parcela da sociedade”, afirma Roriz Neto. “Mais que defender os jovens, a Pejuv quer escutá-los”, completa. 

As instituições interessadas em participar do Nosso Parlamento devem se inscrever até o dia 23, por meio de formulário online. Confira também o regulamento completo e cronograma do Programa.

Geração Consciente 

O Nosso Parlamento amplia iniciativas voltadas para instrução política e cidadã de estudantes na Casa e abrange dois projetos: Plenarinho Distrital, destinado a estudantes da educação infantil e fundamental, e Parlamento Jovem Distrital, para estudantes dos ensinos médio e superior. Segundo a deputada Paula Belmonte (Cidadania), responsável pela Escola do Legislativo, a proposta contribui para a formação de uma geração mais participativa e consciente de seu papel na sociedade.

 

 

“É importante aproximar as crianças e os jovens da política, para formarmos cidadãos conscientes. O projeto ensina conceitos básicos como democracia, cidadania, direitos e deveres, e também valores como respeito, cooperação e empatia, por meio do trabalho em equipe e da convivência democrática. Tudo isso com uma linguagem lúdica e acessível a eles”, enfatiza a parlamentar.

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Quarta do Cidadão realiza 794 atendimentos na Rodoviária do Plano Piloto

Próxima Matéria

Força Aérea de Israel intercepta míssil lançado do Iêmen

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share