Inscrições para o Programa de Voluntários Família Protegida vão até o dia 20

Até 20 de janeiro de 2026, ficam abertas as inscrições para o Programa de Voluntários Família Protegida, disponíveis no portal da Secretaria da Família do Distrito Federal (Sefami-DF). A iniciativa é gratuita, oferece certificação e aceita participantes maiores de 18 anos interessados em atuar em ações sociais e comunitárias.

A iniciativa é voltada à mobilização de cidadãos e lideranças comunitárias para a promoção da cultura de paz, da convivência familiar saudável e da prevenção à violência em todo o DF. 

A capacitação integra as ações do projeto Família Protegida e está amparado pela Lei nº 6.857/2021, que institui o Programa de Incentivo ao Voluntariado no DF. A proposta é formar uma rede de voluntários capacitados para atuar de forma educativa e preventiva nas comunidades, fortalecendo vínculos familiares e estimulando o engajamento social.

Os voluntários inscritos participarão de um workshop de capacitação, que será realizado no dia 24, no auditório da Sefami-DF, com carga horária de seis horas. A programação inclui palestras e oficinas sobre o papel do voluntariado na transformação social, escuta ativa, mediação de conflitos, cultura de paz e construção de ações comunitárias.

Voluntariado

Após a etapa de formação, os participantes atuarão no apoio a campanhas educativas, palestras e eventos comunitários, sempre sob a supervisão técnica da secretaria. As ações abordarão temas como convivência familiar, respeito mútuo, prevenção à violência doméstica, proteção infantil e valorização dos vínculos familiares.

Ao final do programa, as pessoas receberão certificado de participação e capacitação em voluntariado social, com registro das horas dedicadas, conforme previsto na legislação. A expectativa é capacitar 100 voluntários, criar um banco de talentos sociais do projeto Família Consciente e ampliar as ações de prevenção e fortalecimento familiar nas regiões administrativas do DF.

O secretário da Família, Rodrigo Delmasso, enfatiza que o programa amplia o alcance das políticas públicas voltadas à proteção das famílias: “A violência familiar não pode ser vista como um problema privado. Ela é uma questão social, que afeta a todos nós. A campanha Família Protegida nasce para mostrar que cada cidadão tem um papel fundamental na proteção das pessoas mais vulneráveis”.

Faça sua inscrição por este link.

Com informações da Agência Brasília

Fonte Original

Matéria Anterior

Morre desembargador Maurício Silva Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

Próxima Matéria

Capotamento na DF-440 mobiliza bombeiros e deixa motorista ferido em Sobradinho

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share