IPTU será reajustado em 5,10% para 2026

Os deputados da Câmara Legislativa aprovaram o Projeto de Lei 1.988/2025 que estabelece a pauta de valores venais de terrenos e edificações para o lançamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) referente ao exercício de 2026.

A principal mudança proposta pelo projeto está na atualização dos valores venais dos imóveis. Para esses casos, o texto prevê que os valores relativos a 2025 serão corrigidos em 5,10%. Este índice corresponde à variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre outubro de 2024 e setembro de 2025.

O projeto detalha que os valores serão aplicados a imóveis que tiveram modificações significativas, como:

  • Alteração na destinação ou natureza da utilização (ex: mudança de residencial para comercial) desde o lançamento do IPTU de 2025.
  • Imóveis que foram objeto de regularização fundiária urbana em 2025 e que, até então, não possuíam matrícula em cartório.
  • Imóveis comercializados pela Terracap no exercício de 2025.

A nova lei entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos tributários a partir de 1º de janeiro de 2026.

Discussão

Os deputados da base e da oposição divergiram sobre o aumento. Para o deputado Chico Vigilante (PT), o aumento contraria o crescimento da cidade e pune o cidadão. Por sua vez, governista, Robério Negreiros (PSD) afirmou que, “sem o aumento as contas do governo  não fecha”, especialmente no que diz respeito aos aumentos que foram dados aos servidores públicos.

O distrital Thiago Manzoni (PL) se juntou à oposição e também foi contrário a matéria. “Como o governo terá votos. Vou votar contra”, afirmou o parlamentar que acabou se abstendo.

O líder do governo, Hermeto (MDB), criticou a postura dos deputados de esquerda. “Quando vocês eram governo, aprovaram um reajuste, que nem vou chamar de aumento, mas agora são contra”, rebateu.

Fonte Original

Matéria Anterior

GDF reajustará IPVA após aprovação da CLDF

Próxima Matéria

CLDF aprova projeto que garante mais acessibilidade em transporte por aplicativo

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share