Jornalista Luiz Recena Grassi morre aos 73 anos

O jornalista Luiz Recena Grassi morreu na madrugada desta terça-feira (14), aos 73 anos, em Brasília. Racena enfrentava problemas de saúde e estava sob cuidados médicos nas últimas semanas.

Natural do Rio Grande do Sul, ele se formou na primeira turma de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1975. O amor pelas notícias e pelas palavras o levou a construir uma trajetória marcada por dedicação e reconhecimento na imprensa nacional e internacional.

Com mais de 40 anos de carreira, Recena teve passagens por grandes veículos de comunicação. Entre 1982 e 1985, integrou a equipe da Rede Globo, onde atuou como chefe de reportagem e editor do Jornal Nacional e do Jornal da Globo. Depois, foi repórter especial do Correio Braziliense de 1986 a 1997, período em que trabalhou como correspondente internacional em Moscou e Paris.

Entre 1988 e 1992, colaborou com a agência russa Tass, no serviço de notícias em português, e também foi correspondente para veículos como Jornal do Brasil, Agência Estado, Rádio Eldorado, Diário de Notícias (Lisboa) e Deutsche Welle. De 1998 a 2004, dirigiu a redação da Gazeta Mercantil e comandou as sucursais de Brasília, Recife e Rio de Janeiro. Em 2005, foi responsável pela reformulação editorial da Tribuna do Brasil, onde atuou como editor-chefe.

Recena também foi escritor. Publicou o livro Baco — Em busca da pizza perfeita, pela Editora Senac-DF, em 2009, narrando a história dos dez anos do restaurante. É autor ainda de Rússia Condenada — A primeira guerra mundial com alta tecnologia, resultado de seu período como correspondente no exterior, e foi editor responsável pela obra Constituição & Democracia.

Sua experiência profissional também incluiu o magistério. Lecionou redação em uma faculdade no México e, na antiga União Soviética, trabalhou na agência TASS, onde escreveu sobre a Perestroika e a queda do regime soviético para veículos do Brasil, Portugal e Alemanha. Em seguida, passou por Paris e Portugal, antes de retornar a Brasília.

Luiz Recena Grassi deixa a esposa, a jornalista Rozane Oliveira, e dois filhos: Jaime Recena e o também jornalista Diego Recena.

As informações sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulgadas.

Fonte Original

Matéria Anterior

Ação de acolhimento atendeu a 82 pessoas em situação de rua no DF na semana passada

Próxima Matéria

Motorista fica ferido após carro colidir contra poste na saída do Lago Norte

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share