Juízes de paz recebem homenagem e moções de louvor na Câmara Legislativa

Juízes de paz recebem homenagem e moções de louvor na Câmara Legislativa

A sessão reconheceu a importância da classe que atua na promoção da cidadania e pacificação social, realizando casamentos civis e promovendo mediações em pequenos conflitos, entre outras ações

A Câmara Legislativa reconheceu os serviços prestados pelos juízes de paz do Distrito Federal durante sessão solene na noite da última quarta-feira (10). A homenagem foi uma iniciativa da deputada Doutora Jane (Republicanos), presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, e contou também com a entrega de moções de louvor para alguns dos homenageados presentes à solenidade.

A deputada Doutora Jane (Republicanos) destacou que a homenagem é o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido pelos juízes de paz, “referências no desenvolvimento da sociedade distrital, assegurando a moral e a paz social por intermédio da formalização das famílias e do casamento civil”.

“Ninguém trabalha esperando pelo reconhecimento, mas com certeza quando o reconhecimento chega é uma prova de que o trabalho está indo bem e que estamos fazendo a coisa certa. E é nesta perspectiva que nós fazemos esta homenagem singela, mas com muito coração e reconhecimento”. Além da homenagem, a distrital informou que fará todos os esforços para assegurar uma remuneração extra aos juízes de paz. 

O Juiz de Paz Rudiarte Bruno da Silva Barros Reis disse que a atividade é “uma função que já atravessa dois séculos de história, mas que tantas vezes permanece ainda silenciosa, apesar de tocar numa coisa essencial da vida humana, que é o direito de constituir uma família”. Para ele, a magistratura de paz permanece com o mesmo propósito de colocar o Estado a serviço do amor.

Já a Juíza de Paz Feulaine Vieira de Deus leu um texto sobre a visão sistêmica do casamento civil, que destacou a importância da oficialização da relação entre duas pessoas que se amam.

Para Ângela Fernanda Alves da Silva, “ser juíza de paz é muito bonito, mas não é tão fácil”. “Para fazer de coração nós enfrentamos muitos desafios. E por isso mesmo, este reconhecimento significa muito para nós”, completou ela.

Durante a sessão foi exibido um vídeo em homenagem ao trabalho desenvolvido pelos juízes de paz.

O Juiz de Paz é um magistrado que atua na promoção da cidadania e pacificação social, sendo sua principal função celebrar casamentos civis, acompanhando os trâmites e a vontade das partes, além de realizar conciliações e mediações em pequenos conflitos. A função é exercida por um funcionário público nomeado pelo Estado, mas que atua como voluntário, sendo remunerado apenas em diligências, como casamentos fora do cartório.

 

 

Crédito do conteúdo

Matéria Anterior

Final do concurso Sabor de Escola será disputada nesta segunda (15)

Próxima Matéria

Casos de violência doméstica que envolvam advogados serão comunicados à OAB-DF

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail as notícias mais relevantes do dia, rápido, fácil e gratuito.
Inscreva - Se

Não enviamos spam ✨Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Total
0
Share